18/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Comissão de Serviços Públicos da ALE propõe intervenção na Oi e Embratel

Publicado em 09 de agosto, 2011

A Comissão de Gestão e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Estado (CGESP/ALEAM) aprovou na terça-feira, 9, o relatório das audiências realizadas em dez municípios  para avaliar a qualidade dos serviços de telefonia, e vai propor que a Assembleia aprove, em plenário, pedido de intervenção da Anatel Brasília na Embratel e OI-Telemar, porque a empresa não cumpriu as metas do plano de universalização e os usuários do interior estão abandonados e enfrentam uma situação caótica.

De acordo com o presidente da CGESP, deputado Marco Antônio Chico Preto (PP/AM), além da posição administrativa também ficou decidido que – após a divulgação do relatório, na sexta-feira, 12, às 10 horas, em uma audiência pública na Assembleia -, vai ser proposta uma ação no Ministério Público Federal contra a Anatel, por improbidade administrativa,  e a OI Telemar e a Embratel, para resguardar e defender os bens reversíveis – que são patrimônio público -, e os interesses dos usuários, que não estão tendo acesso a um direito básico assegurado pela Constituição Federal, que é o da comunicação.

“A Anatel é a agência reguladora com obrigação de fazer, poder de fiscalizar e de mandar fazer, mas a Anatel local já demonstrou que não dispõe de meios para realizar o seu trabalho. Logo, defendemos a intervenção e a conseqüente solução dos inúmeros problemas registrados”, explica o deputado, lembrando que em muitos municípios os orelhões servem apenas de enfeite, porque não funcionam.

Durante a apresentação do relatório Chico Preto pontuou os problemas registrados durante as audiências públicas  realizadas no primeiro semestre do ano pela CGESP/ALEAM em Borba, Lábrea, Manicoré, Parintins, Manacapuru, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Carauari, Tefé e Itacoatiara.

Ele lembrou, ainda, que a péssima qualidade do serviço de telefonia gera prejuízos para o Tribunal de Justiça, Ministério Público, prefeituras, o comércio de um modo geral –  que não consegue confirmar pagamentos efetuados com cartão de crédito – e às pessoas, que não conseguem solicitar socorro em situações de emergência.

O relatório foi aprovado pelos deputados Marco Antônio Chico Preto (PP/AM), Fausto Souza (PRTB), Sidney Leite (DEM), Vera Lúcia Castelo Branco (PTB) e Arthur Bisneto (PSDB).

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.