05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Palácio da Justiça abriga exposição “Amazônia – Espaço Húmido”

Publicado em 08 de agosto, 2011

O Centro Cultural Palácio da Justiça ganha, na próxima quarta-feira (10), a partir das 19h, mais uma nova exposição, “Amazônia – Espaço Húmido” do artista plástico Jandr Reis, com curadoria de Óscar Ramos. A obra, contemplada pelo PROARTE/2010, é formada por 22 peças de grandes dimensões que fazem um resumo dos 20 anos de carreira do artista. A exposição é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.

Composta 21 telas e uma instalação, a coleção apresenta emaranhado de flores, folhas, liames, liquens e viscos presentes na memória de Reis, resgatadas da infância vivida próxima à floresta. “Esta série Amazônia Espaço Húmido revela a maturidade da pintura de Jandr Reis, resultado de um achado artístico que se delineia quando expõe Amazônia em Flor e prossegue neste Espaço Úmido, confirmando-o como um dos artistas mais originais, surgidos na Amazônia na última década, e um extraordinário intérprete da Natureza, emprestando-lhe uma forma inusitada”, comenta a escritora e jornalista Leyla Leong.

Segundo o curador Óscar Ramos, a paisagem amazônica na ótica de Jandr demonstra da originalidade do seu pensamento. “Aqui o espaço como o vemos não existe. A luz dessas pinturas é impossível, elas só existem na medida em que Jandr as utiliza como argumentos para a exposição de hipóteses que são os próprios quadros. O colorido é sempre muito acertado. Os mais penumbrosos são capazes de despertar em nós que os contemplamos, uma sensação de perenidade criada por um movimento que nem suspeitamos. São belos como os quer Jandr. São grandiosos e nos fazem voltar a uma contemplação específica da pintura que há muito tempo não mais conhecemos”.

“Amazônia – Espaço Húmido” fica em exposição no Centro Cultural Palácio da Justiça até 09 de outubro. Os interessados podem visitar o espaço no horário das 13h às 17h, de terça a sexta, e no domingo, das 17h às 21h. Entrada é franca.

JANDR REIS

Natural de Óbidos – PA, radicado em Manaus no ano 1980. É formado em Comunicação Digital Design e Multimídia na Universidade Paulista/UNIP, e Pós-graduado em Museologia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Procurou aprimorar-se cada vez mais nas pinturas (objetos/instalações), utilizando modelo vivo, cinema e mídias contemporâneas, através de cursos realizados no Rio de Janeiro, como no MAM, Escola de Artes Visuais – Parque Lage, FUNARTE e Atualização em Introdução à Museologia e Museografia, concepção, montagem e ação educativa em exposições. Atualmente é um dos responsáveis pelas curadorias e exposições de Galeria e Centros Culturais da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas. Participou de exposições coletivas nacionais e internacionais, e várias individuais. 

 

Exposições Individuais

1991. Pinturas-Hall da Pinacoteca do Estado, AM. 1994. “Mulheres Nuas”- Espaço SESC Cultura, Amazonas Shopping.

1996. “Marcas da Expressão” – Centro de Artes da Universidade do Amazonas. 1997. “Olhares” – Centro de Artes Chaminé.

1999. “Scenários” – Centro Cultural Palácio Rio Negro.

2000. “A4 Paredes” – Centro Cultural Palácio Rio Negro.

2001. “Pirond’água” – Centro Cultural Palácio Rio Negro.

2002. “Orquidário” – Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU).

2004. Amazônia em Flor – Usina Chaminé.

2005. Namorados – Diamond Center Convention.

2006.  Batepalma – Centro de Artes Visuais – Galeria do Largo.

2009. “Bosquejos” – Galeria de Artes – Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU).

 

Exposições Coletivas

1986. Pinturas – Teatro Amazonas.

1989. Salão de Desenho, Pinacoteca do Estado, AM.

1992. ZONARTE, Arte Experiência.

1993. Inaugural do Centro de Artes Chaminé.

1994. Painel SEBRAE da Arte Brasileira Contemporânea – Brasília – São Paulo. 1995. III Gincana Artística da ECEME – Rio de Janeiro, RJ.

1995. I Salão de Artes Plásticas do CFAP – Rio de Janeiro, RJ.

1996. Exposição Itinerante – Itália.

1997. Arte em Selo – ECT – Brasília/DF, Espaço Cultural dos Correios, Rio de Janeiro – RJ.

1998. Salão Plástica Amazônia 98- Centro Cultural Palácio Rio Negro.

1999. Salão Plástica Amazônia 99- Centro Cultural Palácio Rio Negro.

2004. I Salão Arte Manaus de Artes Visuais – Fundação Villa Lobos.

2004. Espaço + Arte – Usina Chaminé.

2005. Amazonas – Um Estado Sustentável – Centro Cultural Palácio Rio Negro.

 

Prêmios

 

1994. Painel SEBRAE da Arte Brasileira Contemporânea – (Brasília – São Paulo).

1997. Arte em Selo – ECT Brasília/DF, Espaço Cultural dos Correios, Rio de Janeiro – RJ.

1998. Salão Plástica Amazônia 98 – (viagem a Itália).

 

 

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.