A instalação de uma bomba de distribuição, do Programa de Águas para Manaus (Proama), na segunda-feira, 24 de março, deve resolver o problema da falta de água nesta zona da cidade.
Após a instalação, os bairros São José I, II, III vão deixar de ser abastecidos pela Ponta do Ismael e para passar a integrar a lista de bairros com abastecimento diário via Proama. O prefeito Arthur Virgílio Neto já ressaltou que a regularização do abastecimento de água é resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus para acabar com o sofrimento de quem convive há anos com a falta de água.
Até o momento, 373 mil pessoas já foram beneficiadas desde o ano passado com o abastecimento de água regular, graças à parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.
O trabalho, nessa fase, é o de cadastrar 24 mil novas casas para a cobrança da tarifa de água. Todas já possuem água regularmente e vão receber a instalação do hidrômetro para a medição do consumo.
O diretor-executivo do Consórcio, Sérgio Ramos Elias, que é também o coordenador da Unidade Gestora da Água criada pela Prefeitura de Manaus, explica que são 20 equipes da concessionária de água fazendo a instalações de hidrômetros.
Sérgio Elias destacou que após finalizar a fase de cadastramento, deve ser aprovada a lei que institui a nova Tarifa Social da Água, que vai beneficiar os inscritos no Programa Bolsa Família, do Governo Federal, e que possuam ligação de água hidromedrada, sem violação, adulteração ou fraude.
No Jorge Teixeira, segunda etapa, o comerciante Vanderley Góes, morador da Rua do Abacateiro, conta que dependia de água de cacimbas e, por muitos anos, só tinha o líquido na torneira durante algumas horas na madrugada, comemorou a iniciativa.
Finalizada a primeira fase do abastecimento na zona Leste, começa o processo de abastecimento da zona Norte que, de acordo com o planejamento do Consórcio Público Proama, vai ser normalizado até o final de 2014.
Veja mais notícias em Releases