06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Deputados aprovam proibição de sátiras à religião cristã no AM

Publicado em 06 de julho, 2023

Deputados aprovam proibição de sátiras à religião cristã no AM

Projeto também proíbe verbas públicas a eventos e ações que pratiquem sátira ao cristianismo. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei nº183/2023 que proíbe sátiras e atos de menosprezo com a religião cristã no Estado nesta quarta-feira (5). O projeto é de autoria da deputada estadual Débora Menezes (PL) e foi subscrito por outros quatro deputados.

De acordo com o projeto, a proposta é “combater a discriminação, a ridicularização da fé cristã, mediante sátiras e menosprezo que levem a dissimular o ódio aos cristãos, no Estado”.

Débora Menezes alega que a fé cristã tem sido “ridicularizada” em festividades como Carnaval. Os deputados João Luiz (Republicanos) e Rozenha (PMB) concordam com a parlamentar e apontam que a religião cristã tem sido desrespeitada também em esquetes ou programas humorísticos, e que o respeito a ela deve ser mantido.

Além disso, o projeto também proíbe a liberação de verbas públicas para a contratação ou financiamento da cobertura de eventos, desfiles carnavalescos, espetáculos ou passeatas, promovidas por associações ou instituições equivalentes, que pratiquem a intolerância religiosa.

O projeto deve ir à sanção do governador nos próximos dias.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.