Por Caio André*
A Reforma Tributária, em curso no Congresso Nacional, é tema fundamental para o Amazonas. A Zona Franca de Manaus (ZFM) não pode ser afetada, a não ser para melhor. Ou isso ou perderão os amazonenses e os brasileiros, que sequer têm noção do bem que lhes fazem os bens manufaturados aqui.
Como, todavia, o Amazonas poderá pedir pela ZFM, se nem os amazonenses demonstrarem o devido valor que dão ao modelo?
Estou conclamando todos os 41 vereadores para, em conjunto, participarmos da mesa redonda em Manaus do Grupo de Trabalho, da Câmara Federal, que analisa a Reforma Tributária, aprovada pelo deputado federal Saullo Vianna. Da mesma forma, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Roberto Cidade, está reunindo os parlamentares estaduais no mesmo objetivo. O encontro, a princípio, após visita às fábricas do modelo, está marcado para o dia 14/04.
A ideia é que, em seguida, vereadores e deputados participem ativamente das discussões, percorrendo gabinetes parlamentares e ministeriais, até ficar patente a importância da ZFM.
Temos um dos poucos Estados que exportam produtos manufaturados, num Brasil à beira de se transformar em mero fornecedor internacional de matéria-prima. Produzimos todos os aparelhos de ar-condicionado e quase tudo em motos e televisores do País.
O Governo atual insiste no diferencial ambiental, em relação ao anterior. Como permitir que as mãos que hoje produzem smartphones voltem a segurar machados para derrubar a Floresta Amazônica?
A ZFM exige luta. Vamos lutar.
* Caio André é vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
* Caio André é vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM).