A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou a emenda conjunta à Lei Orçamentária Anual (LOA-2014) no valor de R$ 1,5 milhão para a reforma e ampliação do Centro Social e Cultural Zulândio Pinheiro, localizado no bairro Educandos, na zona sul da cidade. De autoria dos vereadores Ednailson Rozenha (PSDB) e Hiram Nicolau (PSD), a emenda contou com a adesão dos parlamentares Walfran Torres (PTC), Alonso Oliveira (PTC) e Luiz Alberto Carijó (PTB), passando pelo crivo dos vereadores na última quarta-feira (11).
O Centro Social atende 37 mil famílias dos bairros Educandos, Colônia Oliveira Machado, Santa Luzia, Centro, Cachoeirinha e Morro da Liberdade. No local, são realizados serviços sociais como atendimentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) com serviços de cadastro do programa “Bolsa Família”, reuniões do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), atendimento da Carreta da Mulher e realização de cursos profissionalizantes. A quadra localizada no prédio também serve para sediar ensaios de grupos folclóricos e eventos dos moradores.
Início da obra
Vice-líder do prefeito na Câmara, Ednailson Rozenha afirmou que o estudo detalhado do projeto da obra deverá ser iniciado em fevereiro do ano que vem. “As emendas dos vereadores aprovadas na Câmara de Manaus irão receber uma importante atenção do Executivo porque atendem a anseios da população. Com a sinalização do estudo da obra para iniciar em 60 dias, eu e outros autores da emenda iremos acompanhar cada etapa do projeto”, declarou o parlamentar.
Ele disse ainda que o fato dos vereadores terem deixado de lado as divergências políticas e terem colocado em primeiro lugar o bem estar de milhares de famílias destaca o espírito de nobreza na Casa Legislativa. “Quantas vezes não vemos ou ouvimos falar de propostas que são freadas por conta de desavenças partidárias. Hoje, estamos mostrando que unidos somos mais fortes e que em 2014 iremos reformar um centro social e cultural que beneficiará por muito tempo a nossa cidade”.
Para Hiram Nicolau, o trabalho de resgate social realizado pelo Centro Social e Cultural Zulândio Pinheiro, através da Prefeitura de Manaus, é essencial para reaproximar e orientar milhares de crianças e jovens que veem no local uma oportunidade de inserção na sociedade. “A maioria de nós conhece o Centro Social por ele ser um celeiro da arte e por promover eventos culturais de toda a cidade, mas também tínhamos o dever de nos unir para oferecer uma melhor estrutura, principalmente, para os trabalhos sociais que ali ocorrem”, disse.