21/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Eleições 2022 contaram com inovações da moderna UE2020

Publicado em 17 de janeiro, 2023

Eleições 2022 contaram com inovações da moderna UE2020

As eleições mais recentes, realizadas em outubro de 2022, marcaram o primeiro pleito com a utilização da urna modelo UE2020, o mais moderno em funcionamento. Mais de 156 milhões de eleitores estavam aptos a votar e escolher os representantes políticos por meio da máquina de votar 100% brasileira.

Das 577 mil urnas eletrônicas utilizadas em todo o país, 224.999 foram do modelo mais atual. Lançada em dezembro de 2021, a UE2020 apresenta design moderno; capacidade de processamento aumentada em 18 vezes em relação ao modelo anterior, a UE2015; tela sensível ao toque no terminal do mesário; e bateria projetada para durar por toda a vida útil do aparelho, o que exige um custo menor de conservação.

Além disso, o teclado da UE2020 foi otimizado e possui teclas com duplo fator de contato. A tecnologia permite que o próprio teclado possa indicar erro, em caso de mau funcionamento ou tecla com curto-circuito intermitente. Outra inovação está no terminal do mesário, que contém o leitor biométrico usado para identificar os eleitores. Agora, a tela é totalmente gráfica, com superfície sensível ao toque e sem teclado físico.

A cadeia de segurança do modelo 2020 – sistema responsável por assegurar que as urnas executem somente programas feitos e assinados digitalmente pelo TSE – foi reforçada por um hardware criptográfico certificado conforme normas expedidas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que é a Autoridade Certificadora Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Três das mais respeitadas universidades brasileiras – Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – atestaram a plena segurança das urnas eletrônicas modelo UE2020 e dos respectivos códigos-fonte em diferentes testes e circunstâncias.

Tempo a mais para conferir voto

Em 2022, pela primeira vez, o eleitor contou com um tempo a mais na urna eletrônica para conferir o voto. O chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, esclarece que a novidade foi introduzida para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme e vote por engano em outro candidato.

A agente cultural Luana Gomes conta que percebeu a diferença do segundo a mais para a conferência. “Depois que digitei o número da pessoa escolhida para o cargo, apareceu uma mensagem para conferir o voto e aí, sim, eu confirmei. Porém, era tudo muito rápido, em questão de segundos. Achei bom, porque, se alguém estiver desatento, dá tempo de corrigir”.

Acessibilidade na UE2020

A UE2020 trouxe mais inovações para a inclusão. A primeira foi a apresentação de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na tela da urna para indicar às eleitoras e aos eleitores com deficiência auditiva quais cargos estão em votação no momento. Para pessoas com deficiência visual, além do sistema Braile, da identificação da tecla “5” no teclado da urna e disponibilização de fones de ouvido nas seções eleitorais, que já aconteciam em modelos anteriores, a sintetização de voz (em substituição aos áudios pré-gravados) abrangeu também os nomes dos vices e suplentes. Desde 2020, a sintetização de voz foi introduzida, mas falava somente o nome do candidato titular.

Preparo para as Eleições 2022: o maior TPS da história

A sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) durou de 22 a 27 de novembro de 2021. Foi o maior TPS já realizado, com número recorde de inscritos e mais tempo para a execução dos planos para verificação dos códigos-fonte da urna eletrônica, ampliado de cinco para seis dias, a pedido dos próprios investigadores. Todos os 26 participantes realizaram 29 planos de ataques contra as urnas eletrônicas e somente cinco deles tiveram algum tipo de “achado” relevante, repetidos nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2022 no Teste de Confirmação, com objetivo de verificar se foram realizados os aprimoramentos necessários para reforçar a segurança dos sistemas a partir dos achados apontados pelos investigadores durante a primeira fase do TPS. O relatório da Comissão Avaliadora apresenta os resultados dos testes e confirma a segurança das urnas.

Transparência eleitoral

Em 2021, por meio da Portaria TSE nº 578/2021, o TSE instituiu a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), destinada a “ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições”, com a participação de especialistas, representantes da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização e auditoria do processo eleitoral, contribuindo, assim, para resguardar a integridade das Eleições 2022.

Além disso, o prazo de abertura dos códigos-fonte às entidades fiscalizadoras foi estendido de 6 para 12 meses. No dia 2 de setembro de 2022, o TSE concluiu a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais. O evento atestou a integridade e a autenticidade dos programas eleitorais que foram utilizados nas urnas eletrônicas e demais equipamentos nas Eleições 2022.

O pleito geral de 2022 trouxe outras inovações ao processo eleitoral, como a disponibilização dos arquivos dos Boletins de Urna (BUs) ao mesmo tempo que recebidos no TSE, além dos arquivos do Registro Digital do Voto (RDV) e de logs das urnas eletrônicas do país.

Teste de Integridade com Biometria

Mais uma novidade para as Eleições Gerais de 2022 foi a realização do Teste de Integridade com Biometria, que contou com a participação de eleitores voluntários para a habilitação biométrica das urnas auditadas, no primeiro e no segundo turnos do pleito. Em todo o Brasil, 641 urnas foram submetidas aos testes de integridade tradicional, como são realizados há 20 anos. Desse quantitativo, 58 urnas, em 19 estados e no Distrito Federal, foram testadas no projeto piloto com biometria, em cada um dos turnos. Os testes ocorreram com tranquilidade e êxito em todo o país, com boa adesão de voluntários, acompanhamento de entidades fiscalizadoras e sem ocorrência de divergências.

Combate à desinformação

O pleito de 2022 também enfrentou notícias falsas contra o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas. Por isso, o TSE criou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), encarregada de coordenar, nacionalmente, o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação (PPED) e o Programa de Fortalecimento Institucional (PROFI). Instituiu ainda a Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação (Frente), incumbida de realizar ações para defender e reforçar a credibilidade das instituições eleitorais perante a sociedade brasileira.

Lançou ainda uma versão aprimorada do chatbot Tira-Dúvidas em parceria com o WhatsApp, que permite o envio de esclarecimentos de casos de desinformação. A funcionalidade obteve a adesão de mais de 6,2 milhões de usuários, tornando-se, com isso, o maior chatbot da plataforma no mundo. Desenvolveu, ademais, o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, para envio de denúncias de violações de termos de uso das plataformas, em conexão com o processo eleitoral.

A Corte Eleitoral divulgou 23 campanhas nas emissoras de TV e rádio de todo o país e nas redes sociais do Tribunal; promoveu encontros com Plataformas Digitais e Partidos Políticos para o enfrentamento da desinformação; e atualizou constantemente o portal de notícias, inclusive a página Fato ou Boato, que fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Em reconhecimento ao combate às fake news, em 29 de novembro, recebeu o Prêmio Aberje 2022 nas categorias Especial e Comunicação para a Democracia.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.