Alunos da pós-graduação de Fisioterapia em Dermato-Funcional do Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) realizam, a partir de amanhã até o 1º de novembro, atendimento fisioterapêutico gratuito às mulheres mastectomizadas e em tratamento do câncer de mama, pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).
Além de aprimoramento dos profissionais fisioterapeutas, a ação visa oferecer de forma mais acessível às práticas fisioterapêuticas para as mulheres que sofrem com o câncer de mama ou que já passaram pelo procedimento de mastectomia, que é cirurgia de remoção completa da mama por conta desse tipo de câncer, segundo explica o diretor-presidente do Iapes, o fisioterapeuta doutor Daniel Xavier.
Ele destaca que o atendimento será das 8h às 14h e das 14h às 18h na FCecon, no ambulatório da instituição. “Será uma troca de experiência para os alunos da pós-graduação e também para as mulheres, que por conta da escassez de profissionais na rede pública, não encontram esse tipo de atendimento com facilidade”, disse.
Ele explica que a mulher submetida ao tratamento cirúrgico do câncer de mama terá que conviver com as mudanças de postura causadas pela retirada do seio, como dor e restrição ao movimentar o ombro, inchaço do braço (linfedema) e a falta de sensibilidade na parte superior e interna do braço. Por isso, para elas, a fisioterapia é fundamental. “Após a cirurgia, a mulher passa a ter uma nova realidade de seu esquema corporal devido a importantes alterações que com freqüência são geradas pela dor, fraqueza muscular e modificação na imagem corporal. A fisioterapia ajuda a mulher a enfrentar as mudanças causadas pela retirada do seio”, disse.