A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), do Governo do Amazonas, estará recebendo no período de 5 a 10 de outubro, médicos franceses para mutirão de cirurgias de alta complexidade. A ação será realizada em parceria com o Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Amazonas (ITOAM) e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). O objetivo é identificar e operar pacientes com paralisia obstétrica e deformidades congênitas de alta complexidade, assim como seqüelas de acidentes. A prioridade é para deformidades nas mãos e pacientes entre 0 e 17 anos.
O diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, informa que é necessário agendar atendimento de triagem, com os ortopedistas do ITOAM, que atuam na Fundação, para saber quem deve ter prioridade para realizar a cirurgia de mão. O agendamento pode ser feito no ambulatório da FHAJ, até sexta-feira, das 8 às 17 horas. “As cirurgias serão realizadas na Fundação, no período de 8 a 10 de outubro. Estudantes e residentes de ortopedia estarão participando do mutirão visando a troca de experiências e a capacitação técnica”, disse.
O ortopedista e especialista em cirurgia de mão, Dr. Alessandro Muniz, explica que os casos para este mutirão são variados. São pacientes de paralisia obstétrica, ou seja, bebês que nascem, e por algum acidente, não mexem os braços ou ficam com deformidades, oriundas de problemas ocasionados por lesão. “Além desses, estamos solicitando pacientes com seqüelas de acidentes com faca, queimaduras”, destacou o médico Alessandro Muniz. “Para esses pacientes, quanto mais cedo a família procurar ajuda médica mais fácil resolver o problema”.
A FHAJ, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), é referência para internação de pacientes oriundos dos Prontos Socorros da capital, interior do Amazonas e rede básica de saúde. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.
Veja mais notícias em Releases