10/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Saiba quais são as capitais com maiores índices de pessoas com depressão; Manaus está em 19º

Publicado em 25 de abril, 2022

Saiba quais são as capitais com maiores índices de pessoas com depressão; Manaus está em 19º

A pesquisa Pesquisa Vigitel 2021, conduzida pelo Ministério da Saúde, mostrou que o Brasil mantém uma prevalência dos índices de depressão acima da média mundial. Enquanto a OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 5% dos adultos em todo o planeta tenham a doença, entre os brasileiros são 11,3%.

A depressão no Brasil se distribui de forma diferente de acordo com cada capital, com índices que variam entre 7,2% e 17,5%. A capital do Amazonas, Manaus, está na 19ª posição.

Veja abaixo o percentual de adultos que declarou na pesquisa ter recebido diagnóstico médico de depressão:

• Porto Alegre: 17,5%
• Belo Horizonte: 17,2%
• Florianópolis: 17,1%
• Campo Grande: 16,6%
• Curitiba: 16,1%
• Recife: 12,5%
• Rio de Janeiro: 11,9%
• Natal: 11,8%
• Fortaleza: 11,4%
• Maceió: 11,3%
• Palmas: 11,3%
• Distrito Federal: 11,2%
• João Pessoa: 11%
• Aracaju: 10,9%
• Vitória: 10,9%
• Teresina: 10,8%
• Porto Velho: 10,6%
• Boa Vista: 10,3%
• Manaus: 10,2%
• Rio Branco: 10,2%
• Goiânia: 10,1%
• São Paulo: 9,7%
• Cuiabá: 9,2%
• Macapá: 8,2%
• Salvador: 8%
• São Luís: 8%
• Belém: 7,2%

A depressão incide mais entre as mulheres (14,7%) do que em homens (11,3%). Também há variações de acordo com a idade e a escolaridade.

Indivíduos de 55 a 64 anos são os que apresentam os índices mais elevados de depressão: 13,2%. Mas esse percentual vai a 18% quando são consideradas somente as mulheres.

Em seguida, aparecem os idosos (65 anos ou mais), com 12,8%, e o grupo de 45 a 54 anos, com 12%.

Pessoas com 12 anos ou mais de escolaridade apresentam mais quadros depressivos (12,1%), segundo o levantamento.

Doença

A depressão é uma doença multifatorial, cuja causa exata é desconhecida, mas pode ter relação com eventos específicos ao longo da vida, predisposição genética, alteração dos níveis de alguns neurotransmissores e fatores psicossociais.

Dentre os principais sintomas estão sensação de tristeza e desmotivação, alterações no sono, cansaço excessivo, humor para baixo, entre outros.

É fundamental buscar ajuda profissional (médico ou psicólogo). A grande maioria dos casos tem remissão de todos os sintomas se for conduzido um tratamento adequado.

Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. No Brasil, o CVV (Centro de Valorização à Vida) oferece atendimento gratuito para acolhimento de pessoas que em algum momento cogitaram tirar a própria vida.

A entidade, sem fins lucrativos, foi fundada há 57 anos e tem representação em 19 estados e no Distrito Federal. O telefone 188 (gratuito para todo o país) é o principal canal de atendimento.

Milhares de voluntários que integram o CVV (Centro de Valorização da Vida), entidade sem fins lucrativos, trabalham diariamente

Mas também é possível entrar em contato pelo chat no site, onde há uma lista de endereços físicos das unidades.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.