Combate às drogas: Prefeitura e Polícia Militar iniciam atividades do Proerd em escolas da Semed

O objetivo do Proerd é realizar tarefas voltadas à prevenção do uso indevido de drogas e situações geradoras de violência. Foto: Divulgação/Eliton Santos/Semed

As atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tiveram início nesta terça-feira, 5/4, pela Prefeitura de Manaus, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas. A abertura ocorreu na Escola Municipal República do México, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

No primeiro semestre deste ano serão atendidas 20 unidades de ensino da rede municipal e aproximadamente 2.500 estudantes do ensino fundamental, anos iniciais, com aulas apoiadas pela cartilha “Caindo na Real” para alunos do 5º ano.

O objetivo do programa é realizar tarefas voltadas à prevenção do uso indevido de drogas e situações geradoras de violência que coloquem em risco a saúde, a integridade física e as perspectivas de desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.

O gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) da Semed, Mário Jorge Cruz Lima, explica que o Proerd favorece a questão da disciplina e o desempenho dos alunos na escola. “O programa favorece uma comunicação mais saudável e os alunos passam a conhecer também o trabalho da Polícia Militar, a forma que eles atuam. Eles passam a entender isso desde o momento em que eles têm essas aulas com os profissionais, com os instrutores da Polícia Militar”, acrescenta.

Parceria

A parceria com a Polícia Militar, por meio do Proerd, já ocorre desde o início das atividades do Programa em Manaus, com um alcance de mais de 65 mil alunos atendidos até o ano de 2021. Para este ano, a perspectiva de atendimento com aulas, oficinas e palestras é de aproximadamente 20 mil alunos.

Para o coordenador do Proerd, major Alisson Henriques, esse momento é importante porque as atividades presenciais estão sendo retomadas desde o início do ano letivo. “Nós estamos fazendo essa visita na escola República do México e nos preparando para atender aproximadamente 2.500 alunos da rede municipal em 16 escolas. Então, já estamos programando juntamente com a Semed uma grande formatura no encerramento do primeiro semestre”, informa.

Missão

Para a gestora da República do México, Lucy Meire da Rocha Braga, o trabalho dos instrutores da Polícia Militar atua em conjunto com a missão da escola, de enfrentar a questão da violência e reforçar o combate ao uso de drogas.

“Recebemos os instrutores com bastante alegria, as crianças vibram a cada terça-feira. A nossa missão é promover uma educação pública de qualidade, é nisso que nós pautamos o nosso trabalho, então é grande a satisfação de tê-los conosco no primeiro semestre”, conclui.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.