
Lula e Bolsonaro empatados no Amazonas, segundo pesquisa eleitoral da Perspectiva
O presidente Jair Bolsonaro perderia, em 1º e 2º Turno, para o ex-presidente Lula no Amazonas, mas por pequena margem. O potencial de votos de Bolsonaro é de 37,2% e o de Lula 40,6%. O presidente tem 40,8% de rejeição e o ex-presidente 40,4%. É o que diz pesquisa da Perspectiva, Mercado e Opinião publicada nesta terça (14/09).
A margem de erro, de 2,3%, aproxima ainda mais os dois postulantes à Presidência da República, na eleição de 2022.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 13 de setembro, ouvindo 1,8 mil entrevistados, em Manaus e mais dez cidades, 55,6% na capital e 44,4% no interior. Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Tefé, Coari, Maués, Iranduba, São Gabriel da Cachoeira, Manicoré e Tabatinga foram as cidades interioranas incluídas. Essa amostra representa 73,6% do eleitorado do Estado. O Amazonas tem 62 Municípios.
Rejeição
Um dos dados mais expressivos da pesquisa é que a polarização Bolsonaro-Lula faz com que os dois monopolizem os números. Eles têm, além da maior preferência, a maior rejeição e o maior potencial de votos.
Os outros nomes de potenciais candidatos a presidente incluídos, na pesquisa estimulada, foram Sérgio Moro, Simone Tebet, Datena, Ciro Gomes, Rodrigo Pacheco e João Dória. No “segundo time”, Dória tem a maior rejeição amazonense (21,5%), seguido de Ciro (17,3%) e Moro (13,7%). É o ex-juiz federal Moro quem tem o 3º lugar no potencial de voto no Estado, com 20,2%.
2º Turno
Em provável 2º Turno, que aconteceria pelo grande número de candidatos e pulverização de votos, Lula teria 42,4% e Bolsonaro 37,9%. A opção “nenhum deles” ficaria com 17,7% e “não sabe dizer” 2%. É outra demonstração de que o eleitor está praticamente definido em relação aos dois postulantes.
A Perspectiva também ouviu o público-alvo da pesquisa, quanto à preferência para senador e deputado federal. O resultado está em matéria a seguir. Acompanhe o portal.
CLIQUE AQUI PARA VER OS DADOS COMPLETOS DA PESQUISA PARA PRESIDENTE.
Deixe um comentário