26/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

David Almeida abre vacinação dos garis contra coronavírus

Publicado em 10 de junho, 2021

David Almeida abre vacinação dos garis contra coronavírus

David Almeida abre vacinação dos garis contra coronavírus. Fotos: Semcom

Um dos compromissos assumidos pelo prefeito de Manaus, David Almeida, a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhadores de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos, também conhecidos como garis, começou nesta quinta-feira, 10/6. A nova fase do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 foi acompanhada pelo chefe do Executivo municipal, que enfatizou a importância desses 3 mil servidores serem contemplados, principalmente, pelo trabalho prestado à cidade durante a pandemia.

O prefeito ressaltou a contribuição da categoria no processo de limpeza e embelezamento da capital amazonense. Além disso, explicou que o cronograma da vacinação, com a aplicação da primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus, deve durar cinco dias, sem comprometer os serviços realizados diariamente nas ruas de Manaus.

David Almeida

“Esses agentes de limpeza, comandados pelo secretário Sabá Reis, têm mudado a cara da cidade de Manaus. A cidade está limpa, iluminada, pintada, colorida, alegre e é mais do que merecido essa fase da vacinação contemplar os garis, para que eles possam continuar esse serviço que estão fazendo nas ruas, nos igarapés e nos rios. O trabalho deles tem sido muito importante para o dia a dia da nossa cidade”, enfatizou David Almeida.

A vacinação ocorre na sede da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), localizada na Compensa, zona Oeste de Manaus, e está amparada pela Lei Nº 14.026/2020, que contempla a categoria pelas atividades de manejo de resíduos, varrição manual e mecanizada, manutenção, instalações operacionais de coleta, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo, tratamento e destino final dos resíduos sólidos domiciliares e dos resíduos de limpeza urbana.

Agentes de limpeza

Sabá Reis explicou que todo o processo de vacinação está sendo fiscalizado, garantindo que somente os agentes de limpeza sejam contemplados com a primeira dose do imunizante. Fora isso, o titular da Semulsp não escondeu a felicidade de presenciar o início da imunização desses profissionais, principalmente porque, ao longo da pandemia do novo coronavírus, 13 servidores morreram em decorrência do vírus.

“O que está ocorrendo hoje, o prefeito já gostaria que tivesse acontecido em janeiro, mas não foi possível por causa dos protocolos. Estou muito feliz e muito agradecido a Deus. Nós já perdemos, ao longo dessa pandemia, 13 parceiros que ajudavam a limpar as ruas de Manaus, a fazer o paisagismo e o embelezamento por meio dos mosaicos de pintura. Esses, tenho certeza que estão no céu e agora é lutar para preservar aqueles que ficaram, que são como diz o David (Almeida), verdadeiros heróis”, destacou o secretário.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.