PSOL escolhe Jonas Araújo como pré-candidato à Prefeitura de Manaus

Jonas Araújo, pré-candidato do Psol à Prefeitura de Manaus

Jonas Araújo é professor e atua em movimentos sociais. Foto: Divulgação

O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Manaus se reuniu on-line, no último domingo (19), para definição de sua tática eleitoral e o nome que vai representar o partido no pleito ao executivo municipal. Na tática eleitoral, foi aprovada a construção e o fortalecimento de uma articulação entre os partidos de esquerda, arco de alianças, envolvendo o PT, PCB, PSTU, PSB, Rede e PC do B. A proposta do PSOL busca articular um bloco de esquerda para concorrer à Prefeitura de Manaus. Na mesma reunião foi aprovado, por unanimidade, o nome do presidente do Diretório Municipal, Jonas Araújo, como o pré-candidato do partido, com a possibilidade de compor a chapa desse bloco de esquerda.

 “O cenário que se apresenta à nossa frente é desafiador. Vejo na candidatura do José Ricardo a maior projeção eleitoral no nosso campo, ainda assim, precisamos construir um bloco de esquerda que possa articular os diversos segmentos da cidade para uma campanha vitoriosa. O PSOL Manaus deu um grande passo rumo a essa unidade”, afirma Jonas Araújo, escolhido como pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo PSOL.

 

Professor e movimentos sociais

O professor Jonas Araújo, 36, atua em movimentos sociais e se destaca como liderança no Movimento de Professores em Manaus. Foi candidato pelo PSOL a vereador nas municipais de 2016. Filho de Jonas Araújo e Florismar Ferreira, militantes históricos dos movimentos sociais no Amazonas, tem no seu DNA a veia política em defesa dos direitos sociais. Inicia sua atuação política no movimento estudantil, na luta pela meia passagem. Atuou na Articulação da Juventude Salesiana e na Pastoral da Juventude, Plano Nacional da Juventude e do Estatuto da Juventude. Participou da coordenação do Fórum de Políticas Públicas de Manaus. Em sua atuação na universidade foi diretor de assuntos discentes do Centro Acadêmico Cultural de História do Amazonas (CACHA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Iniciou sua carreira de professor na rede particular de ensino, em seguida passou em dois concursos públicos, da SEMED e da SEDUC, lecionando em diversas escolas estaduais e municipais da cidade, nos níveis Fundamental e Médio. Também atuou no nível Superior como professor assistente da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e como professor formador em Ciências Humanas, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), UFAM. Desenvolveu diversos projetos de alfabetização científica em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM) e foi eleito Professor Inovador de Manaus no ano de 2015, com o projeto “Jogos Vorazes de História”. Jonas Araújo mantém sempre a intensa atuação política. Atualmente, é o presidente do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

 

Tática Eleitoral

 O PSOL quer ter papel fundamental na articulação de uma frente de esquerda que possa enfrentar os grupos de direita que irão concorrer à prefeitura de Manaus. Por isso, defende a articulação de uma composição que envolva PCB, PSTU, PT, PSB, Rede e PC do B.

 

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *