22/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Wilson Lima acompanha preparação de ala indígena no Hospital de Combate à Covid-19

Publicado em 22 de maio, 2020

Wilson Lima acompanha preparação de ala indígena no Hospital de Combate à Covid-19, na Nilton Lins. Foto: Maurílio Rodrigues/Secom

Nesta sexta-feira (22/5), o governador Wilson Lima esteve no Hospital de Combate à Covid-19 (Nilton Lins), para receber novos respiradores enviados pelo governo federal, que vão possibilitar a abertura de uma ala exclusiva a pacientes indígenas. O apoio é resultado da articulação com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde, que optou por usar uma estrutura já equipada pelo Governo do Estado para o atendimento aos povos tradicionais em Manaus.

Com a chegada dos respiradores, o Hospital de Combate passa a disponibilizar 33 leitos clínicos e 15 de alta complexidade (10 de UTI e cinco semi-intensivos) para indígenas, aumentando para 143 o número total de leitos oferecidos na unidade.

“Esse é um momento de união entre o governo federal, governo estadual e municípios para que a gente possa atender sobretudo nossos irmãos do interior, que nesse momento estão sendo acometidos de Covid-19. Há uma preocupação muito grande com relação aos indígenas, e esse é um espaço que vem atender à necessidade desses povos”, disse o governador.

De acordo com Wilson Lima, técnicos ainda farão a calibragem dos equipamentos para que os leitos possam ser montados e abertos. Na próxima semana, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, virá a Manaus para alinhar as estratégias de funcionamento da ala indígena do hospital.

“Nos próximos dias o general Pazuello estará aqui, juntamente com sua equipe, para acertar os detalhes para a inauguração dessa unidade. Nós vamos disponibilizar uma ala para a montagem desses leitos. Começamos a montar agora no fim de semana, nosso pessoal já vai trabalhar aqui na questão da sinalização, da calibração desses respiradores e em outras providências que são necessárias para começar a funcionar”, informou o governador.

Parceria

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Simone Papaiz, a abertura da nova ala no Hospital de Combate à Covid-19 é resultado do planejamento dos governos federal e estadual para qualificar a assistência aos povos indígenas do Amazonas durante a pandemia.

Inicialmente, o Ministério da Saúde anunciou que montaria um hospital de campanha em Manaus com essa finalidade. Após a visita do então ministro Nelson Teich ao Hospital de Combate na Nilton Lins, no dia 4 de maio, a equipe do Governo Federal começou a estudar a viabilidade de uma cooperação com o Estado para uso da unidade, que possui estrutura completa.

“O Governo Federal optou por utilizar uma estrutura já existente do Governo do Estado para oferecer o atendimento de média e alta complexidade aos indígenas. Por conta disso, estamos otimizando recursos, unindo forças e providenciando o que já era esperado em termos de estrutura aqui para essa unidade. Essa integralidade entre as esferas de governo tem que ser fortalecida, e é isso que está acontecendo”, comentou Simone.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.