22/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Interdição na rua Ferreira Pena para implantação da ‘Rua Gastronômica’ inicia segunda-feira (24)

Publicado em 22 de agosto, 2026

Foto: Divulgação/Semcom

Motoristas que trafegam pela região central de Manaus devem ficar atentos a uma mudança que terá início nesta segunda-feira, 24/8. A rua Ferreira Pena, no trecho entre as ruas 10 de Julho e Ramos Ferreira, no centro da capital, zona Sul, será interditada para o início das obras de implantação da primeira “Rua Gastronômica”, realizada pela Prefeitura de Manaus.

A interdição é necessária para a execução das intervenções previstas no projeto de requalificação urbana do trecho, que terá aproximadamente 190 metros de extensão e 3,8 mil metros quadrados de área transformada. A obra prevê a implantação de plataforma única, substituição do asfalto por blocos de concreto intertravados, renovação das calçadas em pedra quartzito natural antiderrapante, novo mobiliário urbano, iluminação cênica e paisagismo, preservação das 17 árvores existentes na via, além do enterramento das redes de energia e telecomunicações.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antonio Peixoto, destaca que a população deve se programar para os impactos temporários durante a execução dos serviços. A interdição contará com apoio de equipes e agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para orientação de motoristas e sinalização necessária na via.

“Sabemos que uma interdição provoca transtornos e pede um pouco mais de atenção e planejamento de quem precisa passar pela região. Por isso, estamos fazendo este aviso prévio aos motoristas. É uma intervenção necessária para que a Ferreira Pena possa ganhar uma nova configuração, mais segura, acessível e preparada para receber moradores, visitantes e os empreendedores da região. É um transtorno de curto prazo para entregar um benefício que será de todos e que vai transformar aquele trecho do Centro”, afirmou.

A Prefeitura de Manaus orienta os condutores a redobrarem a atenção ao trafegar pela região e, sempre que possível, programarem seus deslocamentos considerando a alteração temporária no trânsito.

Divulgação/Semcom

Nova Rua Ferreira Pena

O projeto, que integra o programa “Nosso Centro”, tem assinatura da equipe do Implurb, que dará origem à primeira “Rua Gastronômica de Manaus”, com foco em lazer, turismo, gastronomia, cultura e convivência.

Após a conclusão da intervenção, a Ferreira Pena será fechada permanentemente ao tráfego de veículos e passará a funcionar como um boulevard para pedestres, com espaço destinado à circulação e à instalação de mesas e cadeiras de bares e restaurantes.

A intervenção foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por estar inserida no Centro Histórico de Manaus, e faz parte da estratégia de reocupação e valorização da região, estimulando a recuperação dos imóveis históricos e a chegada de novos empreendimentos.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.