
Foto: Thiago Poncio
Realista e factível. Foi dessa forma que a candidata da coligação “Mudar é Urgente” – PL/Novo, Professora Maria, definiu seu plano de governo, lançado na manhã deste sábado, 22/8. O projeto contempla as mais diversas áreas da administração pública, com atenção especial à saúde, educação e segurança pública.
Entre as propostas apresentadas, a requalificação da Cidade Universitária, cujas obras estão paralisadas desde 2015, foi destacada pela candidata, que estava acompanhada de seu vice, Coronel Aníbal Gomes.
“A estrutura pode receber um hospital com 180 leitos, incluindo UTI, um centro de pesquisas e estruturas vinculadas à educação superior, funcionando, inclusive, como um polo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)”, disse Maria.
Ainda sobre o projeto da Cidade Universitária, localizada no município de Iranduba, a professora destacou que a empreitada prevê, também, a construção de 2,5 mil apartamentos para os servidores públicos, por meio do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’. “Esse projeto já foi prometido por muitos, mas nunca teve continuidade. Mas, no nosso governo, essa é uma prioridade por unir, principalmente, educação e saúde, duas das nossas principais bandeiras”, garantiu.
Outro destaque na programação foi a entrega de uma carta de princípios e prioridades da Associação PanAmazônia para a Professora Maria. A instituição se dedicada à defesa da liberdade econômica, do livre arbítrio individual, da livre iniciativa, da redução do peso do Estado e do desenvolvimento pleno da região. O documento foi entregue pelo fundador e diretor-geral da Associação, Belisário Arce.
“Vou repetir o que tenho dito durante toda essa caminhada: não fazemos promessa, assumimos compromisso. Compromisso com a verdadeira mudança do Amazonas. Eles já tiveram chance e fracassaram. Agora, só queremos uma oportunidade”, disse Maria.
A Professora Maria reforçou que seu plano prevê, ainda, a construção de outras seis unidades hospitalares de média e alta complexidade em municípios que serão subsedes do governo – Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Humaitá, Eirunepé e Humaitá.
“Essas novas unidades deverão atender a população do entorno, já que serão polos de saúde. E em relação aos hospitais existentes nos municípios subsedes, os espaços serão reformados e passarão a funcionar como Unidades Básicas de Saúde”, complementou.
Na área social, Maria do Carmo planeja transformar o atual Auxílio Permanente em Auxílio Amazonas. “O benefício terá valor dobrado e passará por reajuste anual previsto em lei e não mais ao sabor de governantes”, garantiu a candidata, explicando a ideia é fomentar a geração de emprego e ações de capacitação para que a permanência no benefício seja temporária.
Durante a apresentação do plano de governo, a candidata também falou sobre novas matrizes econômicas para o Estado, transparência, valorização dos professores e policiais (militares e civis), Zona Franca de Manaus, entre outros temas.
“Muita gente tem me questionado sobre de onde vem o dinheiro que será investido para a execução desses projetos e a resposta é simples: do orçamento. Tudo que está descrito no nosso plano é enxuto, factível e possível de ser realizado”, disse Maria. Esse é um plano que vem sendo trabalhado há mais de um ano e fruto da escuta ativa com a população. Tudo foi muito bem estudado pela nossa equipe técnica durante esse tempo”, concluiu.
Entre os nome do corpo técnico presentes no eventos estavam os arquitetos Mário Toledo e Ulli Toledo, o engenheiro Robson Ferreira e a geóloga Mika Salazar.
O plano de governo completo está disponível no site maria22.com.br
Veja mais notícias em Política