23/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Pico da Covid-19 chega com recorde de mortes e de novos casos em 24h

Publicado em 01 de maio, 2020

Foto: Alex Pazuello/Semcom

O mês de maio chegou com um pico de Covid-19 no Amazonas. Nas últimas 24 horas, o Estado registrou dois recordes: confirmou mais 51 óbitos e registrou 469 novos casos da doença. Agora, são 5.723 casos confirmados do novo coronavírus. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico, divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), nesta sexta-feira (01/5).

A quantidade de mortes confirmadas e de casos novos, no intervalo de um dia, representa um recorde. Os números também confirmam as projeções das autoridades de saúde do Amazonas, que vinham prevendo um pico entre a segunda quinzena de abril e a primeira quinzena de maio.

O boletim aponta que 3.260 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão em isolamento social ou domiciliar. De ontem para hoje, mais 69 pessoas se recuperaram da doença e estão fora do período de transmissão do vírus, totalizando, agora, 1.708 recuperados.

Internações

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 279 pacientes internados, sendo 141 em leitos clínicos (51 na rede privada e 90 na rede pública) e 138 em UTI (71 na rede privada e 67 na rede pública).

Há, ainda, outros 988 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 755 estão em leitos clínicos (262 na rede privada e 493 na rede pública) e 233 estão em UTI (113 na rede privada e 120 na rede pública).

Municípios

Dos 5.723 casos confirmados no Amazonas, até esta sexta-feira (01/05), 3.491 são de Manaus (61%) e 2.232 do interior do estado (39%).

Além da capital, 50 municípios já têm casos confirmados: Manacapuru (488); Parintins (179); Iranduba (144); Itacoatiara (127); Santo Antônio do Içá (117); Tabatinga (113); Coari (105); Maués (105); Careiro Castanho (98); Rio Preto da Eva (96); Autazes (79); Carauari (67); Presidente Figueiredo (60); São Paulo de Olivença (51); Tefé (50); Anori (37); Benjamin Constant (31); Tonantins (30); Amaturá (25); Tapauá (24); Boca do Acre (21); Lábrea (20); Maraã (16); Careiro da Várzea (15); Manaquiri (14); Urucará (13); Itapiranga (12); Beruri (11); Silves (10); Nova Olinda do Norte (8); e Novo Aripuanã (7).

Os municípios de Borba e São Gabriel da Cachoeira têm seis casos, cada um. Fonte Boa e Manicoré têm cinco casos, cada. Codajás, Novo Airão, Santa Isabel do Rio Negro e Urucurituba têm quatro casos, cada. Barcelos, Caapiranga, Jutaí e São Sebastião do Uatumã têm três casos, cada um. Canutama e Humaitá têm dois casos, cada. Os municípios com apenas um caso confirmado são: Anamã, Atalaia do Norte, Eirunepé, Juruá, Nhamundá.

Óbitos

Entre pacientes da capital, até o momento, há o registro de 357 óbitos confirmados para o novo coronavírus.

Os 25 municípios do interior com óbitos confirmados, até o momento, são: Manacapuru (29), Parintins (13); Iranduba (10); Itacoatiara (10); Tabatinga (9); Coari (8); Maués (8); Autazes (7); Careiro Castanho (3); Santo Antônio do Içá (2); Rio Preto da Eva (2); Presidente Figueiredo (2); São Paulo de Olivença (2); Tefé (2); Manaquiri (2); Carauari (1); Benjamin Constant (1); Tapauá (1); Urucará (1); Itapiranga (1); Beruri (1); Borba (1); Manicoré (1); Novo Airão (1); e Barcelos (1); totalizando 119 mortes por Covid-19 entre pacientes do interior.

Outros 58 óbitos estão em investigação e 29 foram descartados para o novo coronavírus.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.