Número de casos de coronavírus deve aumentar no AM entre abril e maio, diz FVS

Os casos graves de coronavírus são levados para o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz. Foto: Divulgação Michell Mello/Secom

A diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, afirmou, na coletiva on-line deste domingo (29), que o estado pode ter um pico de casos de Covid-19 entre abril e maio deste ano, principalmente se não forem seguidas as recomendações de isolamento social.

Segundo Rosemary Costa Pinto, considerando a dinâmica de transmissão do vírus, as autoridades de Saúde do Amazonas acreditam que o aumento de casos vai ocorrer já nas próximas semanas.

“É claro que a gente trabalha com a possibilidade de um aumento expressivo de casos durante o nosso período chuvoso, que vai até maio. Portanto, esperamos, sim, que em abril e maio nós tenhamos um número bem expressivo de casos, se a população não atender aos nossos apelos de evitar aglomerações, de permanecer em casa”, disse.

Na coletiva, ela contou que ouvir de uma criança a seguinte frase: “o coronavírus chegou, não tinha ninguém na escola e, por isso, o coronavírus foi embora”. “A lógica é essa. Se não tem aglomeração, se não tem pessoas andando pelas ruas, se expondo, certamente, nós teremos um número menor de casos”.

Dados atualizados

Subiu para 140 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. Nas últimas 24 horas, o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) diagnosticou 29 casos novos da doença.

Em Manaus, são 131 casos; no interior, são nove casos: Manacapuru (2), Boca do Acre (1), Santo Antônio do Içá (1), Parintins (2), Itacoatiara (2) e Anori (1). O Amazonas tem 117 pessoas com o Covid-19 em isolamento domiciliar e 21 internadas.

Rodrigo Tobias, secretário da Susam, e Rosemary Pinto, diretora-presidente da FVS-AM, na coletiva on-line deste domingo. Foto: Rodrigo Santos/Secom

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *