Representantes dos governos estadual, municipais e federal, e organizações não governamentais (ONGs), definiram uma agenda de trabalho para estabelecer sinergias visando o ordenamento de atividades turísticas no mosaico de Unidades de Conservação (UC’s) do Baixo Rio Negro e demais unidades e parques estaduais e municipais com potencial turístico. O objetivo principal é preparar estas áreas para receber visitantes durante e após a Copa do Mundo de 2014.
A agenda foi definida durante a realização do Workshop Copa Verde, nos dias 18 e 19 de setembro, em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus). O evento foi realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Câmara Temática de Sustentabilidade e Turismo da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), em parceria com a a empresa alemã Deutsche Gesellschaft für Internazionale Zusammenarbeit.
O workshop reuniu gestores e técnicos de instituições federais, estaduais, municipais, ONG’s, Cooperação Técnica Alemã e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o que outras instituições estão planejando e desenvolvendo para essas áreas, possibilitando que novas ideias e parcerias possam surgir. Além de projetos em parceria, o objetivo do encontro foi também buscar o ordenamento das ações para as UC’s, evitando a sobreposição de iniciativas e possibilitando o planejamento integrado de ações que possam ser implementadas a curto e médio prazos, até 2014.
A região do Baixo Rio Negro possui características que a tornam potencial polo turístico do Amazonas, tais como beleza cênica da região dos rios de água preta, comunidades tradicionais, praias naturais que surgem com a vazante dos rios, fauna e flora de especial valor e distintas de todas as demais do país, além da oferta de serviços de hospedagem nos municípios de seu entorno.
A gestora da Câmara Temática Copa Sustentável da UGP Copa, Flávia Redman, declarou que a iniciativa de reunir setores da esfera federal, estadual e municipal, é fundamental para definir, num prazo rápido, ações que viabilizem atividades capazes de aliar a geração de renda à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento nas Unidades de Conservação, preparando-as para receber turistas durante a Copa 2014, principalmente estrangeiros.
Segundo o coordenador e consultor do Instituto de Pesquisa Ecológica (IPE), Marco Antônio, o foco desse projeto é o ordenamento das atividades turísticas na região, envolvendo parcerias com o poder público local para integrar os interesses da conservação com os do desenvolvimento regional, com a elaboração de atividades sustentáveis para visitação nas Unidades de Conservação do baixo Rio Negro e a capacitação do trade (agencias de viagens, guias, canoeiros, proprietários de barcos de turismo e de hotéis de selva).
Para o representante da empresa alemã Deutsche Gesellschaft für Internazionale Zusammenarbeit – GIZ, Thomaz Hagenbrock Hendrick, este encontro representa um constante despertar em relação ao homem e ao ambiente, considerando que o processo de desenvolvimento urbano é bastante acelerado, e desempenhando um papel educacional e interpretativo muito importante. “A principal motivação é a observação, a apreciação da natureza e a troca de saberes, com o reconhecimento e importância dos valores das comunidades locais que podem propiciar o desenvolvimento do ecoturismo legítimo e o respeito à natureza”, declarou Thomaz Hendrick.