A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semmas atuou na manhã desta quarta-feira, dia 19, na retirada de nove armações de barracos que ocupavam uma área de risco e de preservação permanente, às margens da Pista da Raquete, no bairro Nova Vitória, Distrito Industrial 2.
No mesmo bairro, os fiscais também atuaram na retirada de invasores que deram início à ocupação de uma área de expansão da Superintendência da Zona Franca de Manaus – Suframa, com aproximadamente 5,6 mil hectares.
O local teve a cerca de proteção derrubada pelos invasores e a estimativa é de que pelo menos 1.000 demarcações de lote tenham sido feitas na área. Com esta, sobe para 150 o número de ocupações irregulares combatidas pela atual administração.
Representantes da Suframa estiveram no local para avaliar a situação. Segundo eles, aquela é uma área de expansão destinada à instalação de indústrias e que vem sendo monitorada por vigilantes contratados para evitar invasões.
Por ser de competência da União, a Suframa informou que poderá solicitar à Advocacia Geral da União – AGU que ajuize uma ação de reintegração de posse, acumulada com os danos ambientais ocasionados na área que começou a ser ocupada.
No local, os fiscais da Semmas localizaram diversos crimes ambientais, como focos de queimadas e supressão de árvores. A demarcação dos lotes é feita com uma marca de tinta no tronco das árvores.
Paletes comercializados clandestinamente no local estavam sendo utilizados para a demarcação dos terrenos. Instrumentos de trabalho, como terçados, enxadas e corda, foram encontrados escondidos entre arbustos. A ação contou com o apoio de uma viatura da Ronda Ostensiva Cândido Mariano – Rocam.
O superintendente adjunto de Administração da Suframa, Francisco Arnóbio Bezerra Mota, explicou que a área onde hoje existe o bairro Nova Vitória também pertencia à Suframa e foi alvo de invasão. A área foi doada pela Suframa ao Estado e transformada em bairro.