
Os três foragidos de Manaus foram recapturados em Santa Isabel do Rio Negro. Foto: Divulgação/PC-AM
Três foragidos do Sistema Penitenciário de Manaus foram recapturados em Santa Isabel do Rio Negro (a 630 km de Manaus), na quarta-feira (19). Elimarcos Pascual Ribeiro, de 31 anos, Jobertes Frutuoso Bastos, de 24, e Pablo Adriel Cavalcante de Oliveira, de 20 foram encontrados em diferentes pontos da cidade.
De acordo com a Polícia Civil, Jobertes estava cumprindo pena por roubo na capital. Pablo Adriel foi condenado por tráfico de drogas em Manaus. Eliomar, condenado pelo crime de homicídio, estava cumprindo em regime semiaberto em Manaus, mas foi para o Santa Isabel do Rio Negro, onde tentou cometer outro homicídio.
O trio foi recapturado por policiais civis da 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), em ação conjunta com policiais militares lotados no município. Na quarta-feira, por volta das 16h, os policiais deflagraram a operação ‘Regresso’, quando cumpriram mandados de prisão em nome dos três homens.
Segundo o delegado Aldiney Nogueira, titular da 76ª DIP, os três homens cumpriam pena em unidades prisionais distintas e estavam morando em Santa Isabel do Rio Negro. Aldiney Nogueira informou que as prisões ocorreram em pontos distintos da cidade.
Jobertes foi preso em via pública, no bairro Centro, enquanto voltava do trabalho. Elimarcos foi preso na casa dele, no bairro São Judas. Pablo Adriel foi encontrado no mercado municipal da região.
Conforme o delegado, ainda na tarde da ação policial, servidores do Fórum de Justiça do município registraram, na unidade policial, ocorrência de invasão à instituição. O delito aconteceu na madrugada de quarta-feira, ocasião em que foi constatada a participação do foragido Pablo Adriel, no crime.
Após a intercepção de Pablo Andriel pelas equipes policiais, o jovem confessou ser o mentor intelectual do crime. Na ocasião, o homem relatou que utilizou um adolescente para adentrar o prédio do órgão. O menor de idade entrou no lugar e vasculhou as salas do fórum, em busca de drogas para que pudesse comercializar e consumir, porém nada foi encontrado.
De acordo com o delegado, as investigações em torno da operação duraram cerca de dois meses.
“Um dos objetivos da ação foi coibir a marginalidade, mostrar que a polícia está atenta para não tornar o interior um refúgio de foragidos da capital, além de assegurar a tranquilidade da população, que pode confiar na instituição e no Estado”, comentou o delegado Aldiney Nogueira.
Os mandados de prisões foram expedidos pelas Varas de Execuções Penais (VEP) e Execuções de Medidas e Penas Alternativas (Vemepa) da capital.
Pablo Adriel foi indiciado por furto qualificado e corrupção de menores. Os três homens ficarão custodiados na carceragem da 76ª DIP, que funciona como unidade prisional em Santa Isabel do Rio Negro, até serem transferidos para Manaus.