O governo do estado do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Am), realiza durante toda esta semana uma programação especial em homenagem ao Dia do Motorista e Dia do Motociclista comemorados nos dias 25 e27 deste mês, respectivamente. De acordo com a diretora presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Am), Mônica Melo, o objetivo é aproveitar a data comemorativa para reforçar o trabalho de conscientização junto aos motoristas , internalizando a necessidade de cumprir com as regras para uma direção segura e manter em queda os índices de acidentes de trânsito no estado.
Segundo Mônica Melo, houve uma redução de mais de 19% no número de acidentes com danos na cidade de Manaus, no período de janeiro a junho deste ano. Foram registrados este ano 1.914 acidentes contra 2.357 ocorridos no ano passado, apontando redução de acidentes, também houve redução de 15% no número de vítimas lesionadas, que ano passado foi de 2.856 contra 2.439 acidentes.
A queda, que se mantém desde janeiro, no acumulado chega a 15% no período. Foram registrados 2.051 acidentes este ano contra 2.414 ocorridos nos seis primeiros meses de 2012. Somente no mês de junho houve uma redução de mais de 16%. A média de acidentes com vítimas neste mês caiu de 402, no ano passado, para 336 em junho de 2012.
A redução no número de vítimas fatais foi 26% menor que o registrado em 2011. Caiu de 23 no ano passado para 17 até junho deste ano.
Segundo Mônica Melo as estatísticas sobre acidentes de transito na cidade de Manaus demonstram que ações de educação aliadas as fiscalizações e blitzes realizadas pelo Detran-Am e demais parceiros da estrutura de Segurança Pública do estado tem surtido efeito junto aos condutores.
“Nossa meta é reduzir cada vez mais o número de acidentes, e em especial lesões e morte no trânsito”, afirma Mônica Melo, lembrando que no caso dos motociclistas, o Detran-Am registrou uma redução demais de 7% nos casos de acidentes, entre janeiro e junho deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Segundo Mônica Melo a queda no número de acidentes se torna ainda mais significativa se for levado em conta que neste período houve um crescimento da frota. O número de motocicletas saltou de 106.212 entre janeiro e junho do ano passado, para 120.525 no mesmo período de 2012.
Até sexta-feira as equipes de Educação de Trânsito estarão nos principais cruzamentos da cidade distribuindo folderes e material promocional chamando a atenção dos condutores para necessidade de cumprimento das regras para um trânsito seguro. Nesta terça-feira (24/07) as equipes da Gerência de Educação de Trânsito estiveram na Avenida Grande Circular, na zona Leste da cidade, e hoje, na quarta-feira, será a vez da Estrada da Ponta Negra (zona Leste), na quinta, Cidade Nova (Zona Norte) e na sexta-feira, na área central da cidade.