05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Atividades de conscientização são realizadas no Dia Mundial de Combate à Violência ao Idoso

Publicado em 11 de junho, 2012

Na próxima sexta-feira, 15 de junho, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para chamar a atenção da sociedade sobre o tema, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas), está realizando, desde a última segunda-feira, dia 11, um calendário especial com palestras, panfletagens e caminhadas. Todas as atividades são gratuitas.

O calendário especial foi elaborado pela Rede de Atenção ao Idoso, que conta com a Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa e o Centro Integrado de Atenção do Idoso (rua do Comércio, no bairro Parque Dez, zona centro-sul), além do Conselho Estadual do Idoso (CEI) e do Centro de Convivência do Idoso (Ceci), na rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida.

De acordo com o presidente em exercício do CEI, Jorge Wagner Lopes, a data mundial foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e faz parte da programação anual das atividades de enfrentamento à violência contra o idoso. Ele lembrou que, de acordo com dados da ONU, a cada dois minutos um idoso tem seus direitos desrespeitados no mundo.

Segundo Lopes, em Manaus, o setor do transporte coletivo lidera o número de reclamações no atendimento de usuários acima dos 60 anos. “Por isso estaremos reforçando a nossa luta contra esse tipo de violência à pessoa idosa na nossa cidade”, disse.

O presidente em exercício informou que, no período de 11 a 14, o CEI estará participando do Encontro Nacional de comemoração dos 10 anos do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília.

No dia 15, a partir das 9h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa, acontecerá abordagem, panfletagem e orientações sobre o combate a violência contra o idoso. No mesmo dia, a partir das 7h, caminhada alusiva do Dia Mundial de Conscientização, saindo da rotatória do bairro Tancredo Neves até o final da rua Itaúba, no mesmo bairro, e em frente ao Centro Padre Pedro Vignola, até o terminal 3.

A partir das 8h, também no dia 15, no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Dr. André Araújo (avenida Camapuã nº 108, bairro Cidade Nova, zona norte), a programação que inclui atividades educativas, apresentações teatrais e palestras.

Mais atividades

15/06 – A partir das 8h, no Caimi Dr. Paulo Lima (avenida Desembargador Felismino Soares, nº 115, bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus), haverá distribuição de informativos sobre o combate a violência contra o idoso aos condutores que passarem pelo local.

15/06 – A partir das 8h, no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo de Carvalho (rua Itaeté, nº 200, bairro Amazonino Mendes, zona norte de Manaus), haverá distribuição de folder e palestra informativa sobre o tema.

15/06 – a Secretaria de Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) estará ao longo do dia realizando abordagens e panfletagens em locais públicos, como terminais de ônibus, entrada de supermercados, agências bancárias, drogarias, e ainda, em frente aos Centros de Convivência da Família e do Idoso em Manaus. A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) também fará parte da manifestação realizando palestras educativas na Rede Municipal de Ensino, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).


Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.