Criada há oito meses para oferecer aos estudantes da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) a possibilidade de praticar música de câmara e regência, sob a orientação de professores e maestros, a UEA Sinfônica realiza mais uma apresentação aberta ao público neste sábado (9), às 17h, no auditório do Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU). O repertório é composto por “Uma Italiana da Algeria” de Gioacchino Rossini, “Andante e Rondo” de Franz Doppler e Sinfonia nº. 1 de Ludwig van Beethoven.
As obras serão executadas por 53 pessoas, entre alunos e professores da Universidade do Estado do Amazonas, sob a regência do maestro da Amazonas Filarmônica, Cláudio Abrantes. Para o maestro assistente da UEA Sinfônica, Oromides Rezende, o fato de o espetáculo ser regido por um maestro convidado contribui com o aprimoramento dos membros da orquestra.
“O grupo já está ensaiando há mais de um mês para a apresentação e como cada maestro tem sua forma de trabalhar isso amplia ainda mais os conhecimentos técnicos e musicais da equipe”, afirma Rezende relembrando que desde a criação da orquestra houve uma evolução considerável da execução de obras em conjunto.
O concerto terá 70 minutos de duração e conta com a participação da professora da UEA, solista Tatiana Geracinova, que também faz parte da orquestra Amazonas Filarmônica, e do aluno do terceiro período de Música, solista Lucas Assem. O ICBEU está localizado na Avenida Joaquim Nabuco, nº. 1.286, Centro de Manaus.