Técnicos e lideranças indígenas se reúnem em Manaus esta semana, a partir desta segunda-feira (21) para participarem de atividades do Programa de Agricultura indígena da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror). A programação começa com um curso de qualificação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ministrado segunda (21) e terça-feira (22) na Unidade Demonstrativa de Permancultura-UDP/IFAM – Zona Leste, a partir das 09h. As aulas, teóricas e práticas, serão ministradas pelos especialistas Jefferson e José Eduardo com o objetivo de aperfeiçoar os indígenas do Amazonas na produção de alimentos orgânicos e sem danos ao meio ambiente.
Na quarta (23) e quinta-feira (24) as atividades incluem o 1º Seminário sobre Agricultura Indígena no Amazonas, do qual além dos técnicos indígenas e lideranças étnicas, órgãos governamentais e não governamentais que desempenham atividades na área de produção, e Instituições que desenvolvem ações diretas com as populações indígenas do Amazonas, também irão participar. A meta do Governo do Amazonas com o 1º Seminário sobre Agricultura Indígena é avaliar o Programa de Agricultura Indígena, redefinir diretrizes, estratégias e ações para norteá-lo nos próximos anos e consolidar novas parcerias ao projeto.
O 1º Seminário sobre Agricultura Indígena no Amazonas acontecerá no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) no Aleixo, a partir das 09h, com a presença de representantes da Sepror, Secretaria de Governo (Segov), SEIND, FUNAI, COIAB e COIPAM.
Programa de Agricultura Indígena
O Programa de Agricultura Indígena foi criado em 2009 pelo governo do Estado através da Sepror, buscando atender aos anseios das populações indígenas do Amazonas. “Nossa meta é implementar uma política de apoio a produção rural desenvolvida por populações indígenas do Amazonas, tendo como referência o etnodesenvolvimento, a promoção da segurança alimentar, a promoção de tecnologias sustentáveis, valorizando os recursos naturais, os sistemas de organização social, as práticas, os saberes e as tecnologias locais”, explica o secretário de produção rural do Amazonas, Eron Bezerra.
As atividades do programa iniciaram no primeiro semestre de 2009 através de ações de assistência técnica e extensão rural. Populações dos oito municípios do estado com a maior quantidade de indígenas: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Maués, Benjamin Constant e Atalaia do Norte estão inseridas no programa. O programa está sendo ampliado para os municípios de Tabatinga, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Parintins e Barreirinha, Nhamunda e Maués. Além disso, está em analise junto ao Fundo Amazônia – BNDES, outro projeto que se destina principalmente a ações de apoio a atividades produtivas sustentáveis, como implantação de viveiros comunitários, sistemas agroecológicos de produção, criação de peixes em tanques rede, apoio ao escoamento e a comercialização da produção, entre outros.