05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Agricultura Indígena é tema de seminário em Manaus

Publicado em 20 de maio, 2012

Técnicos e lideranças indígenas se reúnem em Manaus esta semana, a partir desta segunda-feira (21) para participarem de atividades do Programa de Agricultura indígena da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror). A programação começa com um curso de qualificação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, ministrado segunda (21) e terça-feira (22) na Unidade Demonstrativa de Permancultura-UDP/IFAM – Zona Leste, a partir das 09h. As aulas, teóricas e práticas, serão ministradas pelos especialistas Jefferson e José Eduardo com o objetivo de aperfeiçoar os indígenas do Amazonas na produção de alimentos orgânicos e sem danos ao meio ambiente.

Na quarta (23) e quinta-feira (24) as atividades incluem o 1º Seminário sobre Agricultura Indígena no Amazonas, do qual além dos técnicos indígenas e lideranças étnicas, órgãos governamentais e não governamentais que desempenham atividades na área de produção, e Instituições que desenvolvem ações diretas com as populações indígenas do Amazonas, também irão participar. A meta do Governo do Amazonas com o 1º Seminário sobre Agricultura Indígena é avaliar o Programa de Agricultura Indígena, redefinir diretrizes, estratégias e ações para norteá-lo nos próximos anos e consolidar novas parcerias ao projeto.

O 1º Seminário sobre Agricultura Indígena no Amazonas acontecerá no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) no Aleixo, a partir das 09h, com a presença de representantes da Sepror, Secretaria de Governo (Segov), SEIND, FUNAI, COIAB e COIPAM.

Programa de Agricultura Indígena

O Programa de Agricultura Indígena foi criado em 2009 pelo governo do Estado através da Sepror, buscando atender aos anseios das populações indígenas do Amazonas. “Nossa meta é implementar uma política de apoio a produção rural desenvolvida por populações indígenas do Amazonas, tendo como referência o etnodesenvolvimento, a promoção da segurança alimentar, a promoção de tecnologias sustentáveis, valorizando os recursos naturais, os sistemas de organização social, as práticas, os saberes e as tecnologias locais”, explica o secretário de produção rural do Amazonas, Eron Bezerra.

As atividades do programa iniciaram no primeiro semestre de 2009 através de ações de assistência técnica e extensão rural. Populações dos oito municípios do estado com a maior quantidade de indígenas: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Autazes, Nova Olinda do Norte, Borba, Maués, Benjamin Constant e Atalaia do Norte estão inseridas no programa. O programa está sendo ampliado para os municípios de Tabatinga, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Parintins e Barreirinha, Nhamunda e Maués. Além disso, está em analise junto ao Fundo Amazônia – BNDES, outro projeto que se destina principalmente a ações de apoio a atividades produtivas sustentáveis, como implantação de viveiros comunitários, sistemas agroecológicos de produção, criação de peixes em tanques rede, apoio ao escoamento e a comercialização da produção, entre outros.

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.