A Polícia Federal (PF) prendeu, hoje (21/04), o delegado Paulo Henrique Tomás Moreira e três agentes, em Boa Vista (RR). Eles são acusados de forjar um flagrante para matar o agente federal Ivo Seixas Rodrigues (07/04). O grupo também é acusado de envolvimento com o tráfico de drogas.
A Operação Farsa prendeu, além do delegado, conhecido como Paulo Bahia, os agentes Gilvandro, Eduardo Costa e Raimundo. Os nomes completos ainda não foram fornecidos.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e seis de prisão temporária, em Boa Vista (RR) e Mucajaí (RR). Todos foram espedidos pela Justiça Federal de Roraima.
O trabalho da PF teve início após divulgação de Nota Oficial da Polícia Civil de Roraima sobre a morte de Ivo. Indicava haver participação do policial rodoviário federal em crime de tráfico interestadual de drogas. Ele faleceu quando policiais civis entraram no quarto de hotel em que estava hospedado, apontando-o como suspeito de tráfico.
A Polícia Federal emitiu nota afirmando que apurou indícios de flagrante forjado, com simulação e manipulação de provas. Tudo teria sido lavrado no 3º Distrito Policial em Boa Vista/RR, entre os dias 07 e 08/04. Teria havido envolvimento de nove investigados, sendo cinco deles policiais civis.
Os crimes imputados são graves: tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa, obstrução de justiça, tortura, fraude processual e homicídio. Não apareceu qualquer indício da participação criminosa de servidor federal.
A Corregedoria da Polícia Civil foi comunicada sobre a operação para acompanhamento e medidas cabíveis. Foi determinado pela Justiça, ainda, o afastamento do delegado do cargo público. O quinto investigado foi preso, domingo (15/04), pela PF, no Rio de Janeiro (RJ).
O material relacionado aos fatos da ocorrência policial dos dias 07 e 0/048 está sendo apreendido e será analisado com demais possíveis provas colhidas hoje (21/04).
Veja mais notícias em Geral