24/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Pesquisadora do INPA é premiada na Alemanha

Publicado em 21 de dezembro, 2011

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da pesquisa, a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Maria Teresa Fernadez Piedade, foi recentemente agraciada com o prêmio Joachim Adis de Ecologia Tropical Interdisciplinar edição 2011. A cerimônia oficial de premiação aconteceu no último dia 9, durante o Simpósio Latino Americano realizado no Instituto de Pesquisa Zoológica e Museu A. Koenig (ZFMK), em Bonn, na Alemanha.

A cada dois anos é definida uma pessoa agraciada com o prêmio e, segundo a pesquisadora, ter seu trabalho reconhecido por um país com o qual já trabalhava em cooperação foi de grande relevância. “Foi muito emocionante, primeiramente por ter o reconhecimento dos pares em outro país, com o qual eu trabalho em cooperação há muitos anos. É uma forma de você perceber que o teu trabalho, de alguma forma tem algum impacto”, declarou.

Na ocasião, o prêmio foi entregue pelo ex-ministro de Meio Ambiente, Professor Dr. Toepfer, seguido pelo discurso laudatório, proferido pelo Professor Wolfgang Junk. Ainda no evento, a pesquisadora proferiu uma palestra intitulada “A vegetação das áreas alagadas amazônicas: adaptações para viver no limite”, com duração de aproximadamente uma hora, sintetizando os trabalhos desenvolvidos por ela, com ênfase em ecofisiologia e adaptações de plantas da região aos ambientes de inundações e secas, típicos das áreas alagáveis.

Piedade conta que o momento foi marcado por características únicas e especiais. “Existe também o fato de que eu conheci o professor Joachim Adis, então foi um híbrido de alegria por receber o prêmio, mas muita tristeza porque o fato de que eu recebi o prêmio, significa que agora ele está no andar de cima. Eu fiquei muito emocionada, foi um momento muito especial”, ressaltou.

Sobre a pesquisadora

Nasceu em La Coruña, Espanha, tendo cidadania brasileira. Possui graduação em biologia, pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Mestrado (1985) e Doutorado (1988) em Ecologia, no Inpa. Realizou estudos posteriores: Universidade de Cambridge, Universidade de Essex, Universidade de Strathclyde (Reino Unido); Instituto Max-Planck de Limnologia, Plön (Alemanha). Além disso, se tornou líder do Grupo de cooperação Brasil-Alemanha em “Ecologia de Áreas Alagáveis” desde 1992.

Piedade é pesquisadora do Inpa desde 1988. Orientadora e professora em três cursos de Pós-graduação no Instituto (Ecologia, Botânica e Biologia Aquática), onde já orientou cerca de 70 estudantes de diversos níveis acadêmicos. Membro do Comitê Científico Internacional do LBA, e membro do corpo editorial dos Jornais Global Change Biology, Acta Amazonica, e Tempo & Ciência. Suas áreas de pesquisa são: Ecologia de áreas úmidas, ecofisiologia da vegetação de áreas úmidas e uso sustentável de áreas alagáveis amazônicas.

 

Tags: , ,

Veja mais notícias em Releases

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.