O governador Omar Aziz inaugura nesta terça-feira, 20 de dezembro, às 16h, o Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (esquina da rua Santo Antônio e avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio, zona Oeste). O novo Centro da Família recebeu o nome da professora Magdalena Daou, esposa do diretor-presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Phelippe Daou, falecida em agosto de 2010.
“É um presente de Natal que estamos entregando para a zona Oeste”, disse o governador Omar Aziz, ao ressaltar a importância do Centro de Convivência para a comunidade daquela área, o maior, segundo ele, dentre as outras unidades nesse modelo, oferecendo as mais variadas atividades para um público que vai da criança ao idoso.
Omar Aziz também justificou o motivo da escolha do nome de Madalena Daou para o Centro. “A gente sempre procura identificar a obra com uma personalidade que fez parte do cotidiano amazonense em alguma área e a dona Madalena foi uma pessoa muito ativa com as ações sociais, também representando muito bem a presença da mulher. Acho que esse espaço está muito bem representado com o nome dela”.
A unidade será referência na promoção da política estadual de inclusão social, desenvolvimento humano e econômico da cidade. No complexo de 29 mil metros quadrados de área construída serão oferecidas atividades de saúde, sociais, cidadania, educacionais, culturais, esportivas, lazer e cursos profissionalizantes para mais de 12,7 mil pessoas/mês, sendo 560 vagas reservadas a deficientes.
O novo Centro é administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas) e realizará, a partir de janeiro de 2012, atendimentos por meio de ações articuladas com as secretarias de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Saúde (Susam), Educação (Seduc), Cultura (SEC), Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
A secretária da Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes, informou que o Centro da Família também faz parte da política estadual de assistência social e cidadania, implantado pelo Governo do Amazonas e que prevê, para 2012, a construção de outro complexo na zona Leste, a área segunda mais populosa de Manaus.
“A orientação do governador Omar Aziz é garantir o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, por meio dos Centros. O objetivo do Centro da Família é contribuir para o desenvolvimento das funções básicas da família, valorizando suas heterogeneidades, particularidades e diversidades, para promoção do fortalecimento e dos vínculos familiares e comunitários”, disse Fernandes.
Estrutura – O Centro de Convivência tem uma estrutura física ousada e versátil que, para atividades esportivas, reúne num só espaço duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta; quadra de areia; campo de grama sintética; campo de futebol; piscina semiolímpica, piscina em área coberta com aquecimento; academia de ginástica e musculação; sala para fisioterapia; pista de caminhada; pista de skate e áreas para jogos de recreação.
Para as atividades culturais, o local conta com cineteatro com capacidade para 170 pessoas; sala de leitura e duas salas de dança. Na área da formação profissional e tecnológica, o Centro da Família dispõe de dois laboratórios de informática, cada um com 20 microcomputadores; uma sala multiuso, um salão para cursos de beleza e estética; uma sala de culinária e uma sala para oficinas de corte e costura, além de sinal de rede wireless gratuita.
Na atenção à saúde, o local também será datado de um consultório médico/enfermaria e para as atividades socioeducativas, três salas multiuso e um espaço coberto de convivência com 860 metros quadrados, além de postos de guarita de segurança, área administrativa e banheiros com acessibilidade para pessoas idosas e com mobilidade reduzida.
No local serão atendidos moradores dos bairros Santo Antônio, São Jorge, Glória, Compensa, São Raimundo, Santo Agostinho, Vila da Prata, Ponta Negra, Nova Esperança, Lírio do Vale e Tarumã, que concentram uma população de 228.401 pessoas.
Histórico – Magdalena Arce Daou, amazonense de Antimari, é filha de Benjamin Leôncio Arce e de Maria de Souza Arce, ambos falecidos. Foi casada com Phelippe Daou, presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, com quem teve dois filhos: Phelippe Daou Júnior e Cláudia Maria Daou Paixão e Silva, ambos diretores do AmazonSat.
Veio muito jovem estudar em Manaus. Normalista formada no Colégio Santa Dorotéia em 1949, exerceu o magistério durante um ano no Grupo Escolar Saldanha Marinho. Em 1951, fez vestibular para a Escola de Enfermagem Ana Nery da Universidade Federal do Brasil, no Rio de Janeiro, recebendo o diploma em 20 de maio de 1954.
Como era bolsista do SESP (Serviço Especial de Saúde Pública) foi lotada em Manaus, trabalhando durante dez anos no Hospital Santa Casa de Misericórdia, que, à época, era considerado Hospital Escola. No centro cirúrgico onde exercia preferencialmente suas atividades, foi orientadora de alunas-estagiárias. Desligando-se da Santa Casa, foi lotada na Delegacia Federal de Saúde em Manaus, em funções burocráticas, onde se aposentou em 1984.
Magdalena dedicou-se então a serviços assistenciais. E foi nesse contexto que a amiga Maria Alba Auzier Loureiro, fundadora do Conselho Permanente da Mulher Executiva do Amazonas (CPMEA), órgão auxiliar da Associação Comercial do Amazonas (ACA), foi buscá-la para integrar a nova instituição, instalada em 18 de outubro de 1984, na qual colaborou sempre com muito empenho.
Em junho de 2006, as conselheiras elegeram-na para presidente da Diretoria do biênio 2006/2008, sendo reeleita para mais um mandato 2008/2010. Com o apoio do Colegiado e da ACA, os projetos e programas da entidade, sempre direcionados às camadas menos favorecidas da sociedade, têm se desenvolvido com êxito.
Sou estudante de arquitetura e estou realizando um estudo de caso do centro de convivência madalena daou. Eu gostaria de saber algumas informações! Quem foi o mentor do projeto e o rascunho da planta baixa!
RESPOSTA
Não temos essa informação. Melhor você entrar em contato com o Centro de Convivência.