O deputado estadual Marco Antônio Chico Preto (PSD/AM), líder da maioria na Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), saiu na quarta-feira, 26, em defesa do Pólo Industrial de Manaus e da proposta de prorrogação do modelo Zona Franca de Manaus, alvos de ataques do editorial do jornal “Estadão”, e criticou a miopia e o preconceito dos governantes paulistas com os brasileiros de outras unidades da Federação.
De acordo com Chico Preto, o editorial evidencia a visão distorcida dos governantes paulistas com relação ao Amazonas e à Amazônia” e deixa claro que que eles não conseguem perceber, ou não querem perceber, que os incentivos fiscais garantem a salvaguarda de parte de um patrimônio, como a Amazônia, que é cobiçado pelo mundo, e que o Brasil ainda não está preparado tecnologiocamente para explorar de forma sustentada.
Segurança nacional
Chico Preto lembra, com base no editorial do jornal paulista, que parte do Brasil não compreende que a manutenção dos incentivos do Pólo Industrial de Manaus constitui-se em uma questão de segurança nacional e de preservação e conservação de um patrimônio natural do Brasil, que é a região amazônica.
“Infelizmente, alguns estados ainda têm miopia com relação a esse assunto. Pelo visto eles ainda não perceberam a importância da preservação e manutenção de um patrimônio que precisa ser aproveitado de forma sustentável para gerar riqueza, emprego e renda para milhares de brasileiros que moram na região e no sul e sudeste do país”, argumenta.
Segundo o deputado, se alguém se arvorar em promover ações destinadas a acabar com a perspectiva de vida de mais de 100 mil trabalhadores amazonenses, que trabalham direta ou indiretamente no Pólo Industrial de Manaus, inviabilizando ou esvaziando o modelo, deverá se responsabilizar, também, pelo dano ambiental que tal medida provocará para o país e o mundo.
“Você acha que esses pais de família vão morrer de fome? Claro que não. Com certeza eles vão buscar alternativas de sobrevivência e, fatalmente, investirão contra a própria floresta, gerando prejuízos incalculáveis”, afirma, lamentando as argumentações apresentadas pelos representantes de alguns segmentos, que só defendem interesses inconfessáveis.
Extensão de benefícios
Chico Preto acredita que a extensão dos benefícios do modelo Zona Franca de Manaus aos municípios integrantes da Região Metropolitana de Manaus (RMM) dinamizará o fortalecimento da economia amazonense e a interiorização do desenvolvimento sócio-econômico e cultural.
“A presidente Dilma acerta na decisão de ampliar a área incentiva e depois garantir mais 50 anos de incentivos para essa região que agora está ampliada. Boa parte do Brasil e do mundo conseguiram perceber que o modelo de desenvolvimento econômico implantado aqui garantiu a intocabilidade da floresta, que hoje é preservada em função da riqueza que é produzida aqui por um pólo industrial que opera com tecnologia de ponta. Vale destacar que é esse modelo que vem garantindo esse patrimônio para o Brasil e para o mundo”, completa o deputado, lembrando que os amazonenses também são brasileiros e têm os mesmos direitos dos que moram em outras regiões do país.
Veja mais notícias em Releases