Ressocializar os detentos por meio da capacitação e profissionalização é uma meta do Governo do Amazonas para a população carcerária do Estado, determinada pelo governador Omar Aziz, conforme explicou o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Lélio Lauria, nesta terça-feira, dia 18 de outubro, durante o lançamento de um pacote de ações em prol da melhoria do comportamento dos detentos dentro do sistema prisional do Amazonas.
A ação faz parte do projeto Pintando a Liberdade e teve como primeira atividade a entrega de kits esportivos para os detentos. O programa foi criado pelo Ministério do Esporte em parceria com o Ministério da Justiça. No Amazonas, o Pintando a Liberdade é desenvolvido em parceria pelas secretarias estaduais de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) e da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
O titular da Sejel, Júlio César, explicou que o programa consiste na ocupação de uma parte do tempo dos prisioneiros do regime semiaberto no aprendizado, confecção de bolas e pinturas de camisas esportivas. “Além de diminuir o tempo da pena para aqueles que trabalharem no programa, o projeto também remunera o detento mensalmente com o valor de dois terços de um salário mínimo”, disse o secretário.
O secretário executivo da Sejus, Bernardo Encarnação, informou que o galpão onde será desenvolvida a jornada de trabalho, localizado no bairro da Raiz, zona Sul, já está pronto. Para Encarnação, o programa define uma grande preocupação do governador Omar Aziz, que é oferecer uma alternativa aos detentos que conquistarem a liberdade. “O projeto agrega valores como a disciplina e relação interpessoal. Cada três dias de trabalho representa a remissão de um dia no tempo de detenção do prisioneiro”, acrescentou Encarnação.
Material esportivo
Nesta terça-feira, dia 18 de outubro, o Governo do Estado, por meio da Sejel, distribuiu kits esportivos para cinco unidades prisionais do Amazonas e dois centros socioeducativos. A ação, conforme frisou o titular da pasta, Júlio César, sela um pacote de atividades em prol da melhoria da expectativa de vida dos detentos antes e pós-liberdade.
“Quando se ocupa o tempo livre do prisioneiro com a prática esportiva, estamos libertando o mesmo de envolvimento com atividades ilícitas dentro do próprio presídio”, destacou o secretário.
Cada kit contém redes e bolas de futebol e vôlei, xadrez e jogo de damas, além de uniforme de time. O material foi distribuído para o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), feminino e masculino, Unidade Prisional do Puraquequara, Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Centro de Detenção Provisória de Manaus, Centro Socioeducativo Raimundo Parente e Dagmar Feitosa.
Veja mais notícias em Releases