
Roberto Cidade reúne 5 mil em Manaus e promete creches no interior e barcos-hospitais
O governador e candidato à reeleição Roberto Cidade (União Progressista) participou de dois atos de campanha que reuniram, segundo a organização, cerca de 5 mil pessoas nas zonas Oeste e Norte de Manaus, nesta sexta-feira (28). Nos encontros, ele apresentou propostas nas áreas de educação, saúde, inclusão e assistência social.
A primeira agenda ocorreu no bairro Compensa, zona Oeste, durante encontro com apoiadores e lançamento da candidatura de Dr. Miguel Carrate a deputado federal.
Cidade afirmou que, caso seja reeleito, pretende implantar creches da rede pública estadual nos municípios do interior do Amazonas.
“Vamos ser o primeiro governo a entregar creches no interior. As unidades serão modernas para que as crianças tenham a oportunidade de permanecer em um ambiente adequado enquanto os pais podem trabalhar”, disse.
De acordo com o Plano de Governo do candidato, as unidades deverão ser implantadas em parceria com as prefeituras, com integração de serviços de educação e saúde voltados à primeira infância.
A proposta tem como público principalmente famílias que encontram dificuldades para conciliar o trabalho com os cuidados de crianças pequenas.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam a falta de creches entre os motivos para crianças de até 3 anos não frequentarem a educação infantil, problema com maior incidência nas regiões Norte e Nordeste.
“É muito bom porque muitas mães querem trabalhar e não têm onde deixar suas crianças. Isso facilita muito a vida das mães que querem trabalhar”, afirmou Simone Vieira, 48, moradora da Compensa.
Também participaram do encontro a vereadora Glória Carrate e o vereador Diego Afonso.
A segunda agenda ocorreu na comunidade Mundo Novo, bairro Cidade Nova, zona Norte.
Segundo a organização, aproximadamente 2 mil pessoas participaram do encontro, entre apoiadores e lideranças políticas da capital e do interior.
Cidade voltou a apresentar propostas do programa de governo, entre elas a construção de cinco novos barcos-hospitais para ampliar o atendimento de saúde no interior.
O candidato também citou a implantação, em Manaus, de um centro destinado ao atendimento de pessoas com deficiência e outras necessidades específicas, além da ampliação do Auxílio Estadual Permanente e da realização de concurso público para a área de educação.
“Vamos continuar reformando as unidades de saúde, construir cinco barcos-hospitais e implantar o maior centro de inclusão da América Latina, que será aqui em Manaus. Também vamos ampliar o Auxílio Estadual Permanente e realizar o maior concurso da educação”, afirmou.
Os dois atos encerraram a agenda de campanha de Roberto Cidade na sexta-feira em Manaus.
SEO tags: Roberto Cidade, eleições 2026, Governo do Amazonas, Manaus, creches, barcos-hospitais, Auxílio Estadual, Compensa, Mundo Novo
Veja mais notícias em Política