26/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TRE-AM lança GeoInclusão para fortalecer acessibilidade eleitoral

Publicado em 26 de agosto, 2026

TRE-AM lança GeoInclusão para fortalecer acessibilidade eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou, nesta quarta-feira (26/8), uma reunião para discutir o desenvolvimento do Projeto GeoInclusão TRE-AM: O Polígono da Acessibilidade Eleitoral. Estruturada em formato de dashboard, a iniciativa utilizará inteligência geográfica e análise de dados para apoiar o planejamento de ações voltadas à acessibilidade eleitoral.

Durante o encontro, o projeto foi apresentado por Elongio Moreira, coordenador do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (Liods), unidade responsável pela idealização do dashboard. Na ocasião, ele explicou os objetivos e as possibilidades de aplicação da ferramenta. Também foram discutidas formas de cooperação entre as instituições para a execução das próximas etapas da iniciativa.

O GeoInclusão será desenvolvido com a participação da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Assessoria de Governança e Gestão do Tribunal, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD).

De acordo com a colaboradora do Liods, Karen Oliveira, o encontro permitiu identificar a necessidade de integrar as informações mantidas pelo TRE-AM aos dados da Secretaria. “Percebemos que a Secretaria possui um cadastro mais amplo de pessoas com deficiência e que muitos eleitores ainda não atualizaram essas informações perante a Justiça Eleitoral. A proposta é cruzar as duas bases de dados para desenvolvermos um dashboard mais efetivo e alinhado à realidade desse público”, explicou.

A partir da análise territorial das informações, o painel poderá auxiliar o TRE-AM na identificação dos bairros e municípios com maior demanda por atendimento acessível. “Com as análises do dashboard, poderemos aprimorar a logística das eleições, ampliar a oferta de seções acessíveis e identificar as localidades que apresentam maior necessidade de atendimento às pessoas com deficiência. O objetivo é trabalhar a acessibilidade de forma integrada com o Estado e incorporá-la cada vez mais ao planejamento eleitoral”, destacou Karen Oliveira.

Entre os próximos passos estão a formalização de um acordo de cooperação e a definição de uma interface de programação de aplicações (API), tecnologia que permitirá a comunicação automatizada e a atualização contínua dos dados compartilhados entre as instituições.

“A expectativa é que, ainda neste mês, consigamos avançar na formalização do acordo de cooperação e na definição da API para o compartilhamento das informações. Precisamos trabalhar com os dados mais atualizados possíveis para que o mapa e as análises do dashboard sejam mais fiéis à realidade e possam subsidiar o planejamento das eleições”, afirmou Karen.

Tags:

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.