20/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

PF e ICMBio combatem garimpo ilegal em Japurá

Publicado em 15 de abril, 2026

PF e ICMBio combatem garimpo ilegal em Japurá

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), deflagrou, entre os dias 5 e 15/4, a Operação Yuruparí, com o objetivo de combater atividades de garimpo ilegal na Amazônia. A ação ocorreu na Estação Ecológica Juami-Japurá, localizada no município de Japurá, no estado do Amazonas.

Equipes

A operação contou com a atuação de equipes especializadas e com o uso de meios logísticos fluviais, resultando em apreensões e na inutilização de estruturas utilizadas para a exploração ilegal de recursos naturais.

Até o momento, foram inutilizados e apreendidos equipamentos empregados na lavra ilegal, como 18 dragas, 12 rebocadores e 6 balsas. A ação seguiu os critérios previstos em normativos ambientais.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.