18/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Âmbar Energia e Aneel são notificadas pela Defensoria sobre aumento em contas de energia

Publicado em 18 de setembro, 2026

MPAM investiga troca de cabos de energia por fios de alumínio em Manaus

Foto: Reprodução

A Defensoria Pública do Amazonas (DPAM), por meio da Especializada em Interesses Coletivos (DPEIC), notificou a concessionária Âmbar Energia S.A. e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para solicitar informações técnicas sobre a modificação e a troca de medidores e redes. Em agosto, a instituição disponibilizou um e-mail para o envio de cópias das faturas de energia dos consumidores e, a partir dos dados levantados, busca identificar a possível relação entre as trocas dos aparelhos e o aumento nas contas.

Ao todo, 1.518 denúncias foram recebidas no canal de reclamações criado pela Defensoria, o que resultou, segundo o defensor público e titular da DPEIC, Carlos Almeida, na avaliação individual das faturas de energia enviadas pela população. Para o defensor, novas informações devem ser levantadas daqui para a frente para entender a causa do aumento expressivo dos valores cobrados dos consumidores.

“Neste canal de reclamações que disponibilizamos para a população, nós percebemos um gráfico crescente no consumo de 2026. No entanto, não podemos creditar tudo isso apenas ao aumento do consumo, e nossa equipe técnica apontou que outras questões precisam ser levadas em consideração, como a troca dos medidores de energia e outros problemas identificados nas redes”, destacou.

Linha do tempo da atuação da Defensoria

No dia 7 de agosto, a Defensoria Pública do Amazonas (DPAM) enviou um ofício à concessionária Âmbar Energia, solicitando informações sobre o aumento expressivo nas faturas de energia elétrica registrado por consumidores amazonenses.

O documento destacou as inúmeras reclamações recebidas pela Defensoria, nas quais os consumidores relataram aumento nas faturas nos últimos meses. Em resposta, no dia 12 de agosto, a concessionária de energia informou que não identificou fator técnico ou regulatório que justificasse um aumento inesperado e generalizado nas faturas, considerando o mesmo nível de consumo.

A concessionária também atribuiu parte da variação observada ao aumento do consumo em períodos de temperaturas mais elevadas, à sazonalidade climática da região Norte e aos efeitos tarifários regularmente autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Diante disso, a Defensoria disponibilizou, no dia 20 de agosto, um e-mail exclusivo para receber relatos de consumidores que identificaram aumento no valor das contas de energia elétrica. Para a avaliação da situação de cada pessoa, a instituição solicitou cópias das contas de energia referentes aos períodos de junho a agosto de 2025 e de 2026, com encerramento dos envios no dia 4 de setembro.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.