
Vazante registrada na última semana acompanha o comportamento de outros rios da região e permanece dentro da normalidade, segundo o SGB. (Foto: Reprodução)
O Rio Solimões recuou 59 centímetros em uma semana e atingiu 14,36 metros em Manacapuru, no interior do Amazonas. A medição faz parte do acompanhamento realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) sobre o comportamento dos rios da Bacia Amazônica.
Os dados estão no 36º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas, divulgado pelo órgão na quarta-feira (9). Apesar da redução no nível, o SGB aponta que a vazante permanece dentro da faixa considerada normal para o período.
A descida também foi observada em outros rios monitorados no Amazonas. Em Manaus, o Rio Negro chegou a 22,95 metros após baixar 1,09 metro em sete dias. Já em Itacoatiara, o Rio Amazonas registrou 10,80 metros.
O acompanhamento é feito pelo Sistema de Alerta Hidrológico do SGB, que reúne dados das estações de monitoramento e informações sobre a evolução dos níveis dos rios da região. A tendência pode sofrer alterações conforme o volume de chuvas registrado nas próximas semanas.
Apesar da vazante, a marca atual do Solimões em Manacapuru ainda está distante das mínimas históricas. Durante a estiagem severa de 2024, o rio chegou a 3 metros na estação do município, segundo dados da Defesa Civil.
A redução no nível dos rios pode afetar gradualmente a navegação, principalmente em áreas de menor profundidade e nos canais utilizados por comunidades do interior. Bancos de areia, troncos e outros obstáculos podem surgir com o avanço da vazante, aumentando a necessidade de atenção durante os deslocamentos.
Até a publicação da matéria, não havia confirmação de decreto de emergência em Manacapuru relacionado ao nível atual do Rio Solimões.
Veja mais notícias em Geral