10/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

França abandona apoio à candidatura de Infantino à presidência da Fifa

Publicado em 10 de setembro, 2026

Presidente da federação francesa afirma que confiança no dirigente foi rompida; eleição está marcada para março de 2027, no Marrocos. (Foto: Reprodução)

A Federação Francesa de Futebol (FFF) decidiu retirar o apoio à candidatura de Gianni Infantino para um novo mandato à frente da Fifa. A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (10), pelo presidente da entidade francesa, Philippe Diallo, que afirmou que a relação de confiança com o dirigente foi comprometida.

Segundo Diallo, a decisão foi aprovada por unanimidade pelo comitê executivo da federação. O dirigente afirmou que a forma como a Fifa vem sendo administrada deixou de corresponder à visão defendida pela França para a condução do futebol internacional.

A federação francesa havia declarado apoio a Infantino no fim de junho, quando ele era o único candidato oficialmente apresentado para a eleição. No entanto, acontecimentos posteriores levaram a entidade a rever sua posição.

Entre os motivos está a tentativa frustrada de Infantino de negociar a venda de uma participação de 20% em competições da Fifa, incluindo a Copa do Mundo, para investidores privados. A proposta foi abandonada em julho após receber forte resistência de confederações e federações de diferentes regiões.

Para Diallo, a iniciativa também expôs problemas relacionados à governança da Fifa, principalmente pela falta de consultas e de informações consideradas suficientes às federações antes da apresentação da proposta.

A França se junta a outras federações europeias que também deixaram de apoiar Infantino, entre elas as da Inglaterra e da Itália. No continente, a Uefa passou a defender mudanças na condução da entidade e trabalha na construção de uma alternativa para a eleição.

Além da Uefa, a Confederação Asiática de Futebol e a Concacaf, que reúne entidades da América do Norte, América Central e do Caribe, também manifestaram a necessidade de mudanças na liderança da Fifa.

Diallo afirmou que o objetivo agora é discutir uma plataforma de reformas e identificar um nome capaz de disputar a presidência contra Infantino. Segundo ele, apenas fazer críticas não será suficiente e será necessário apresentar propostas para o próximo ciclo de gestão.

Apesar da perda do apoio francês, Infantino ainda tem respaldo da Conmebol, que representa as federações sul-americanas, e da Confederação Africana de Futebol (CAF).

A eleição para a presidência da Fifa está marcada para 18 de março de 2027, em Rabat, no Marrocos. Os interessados em concorrer ao cargo poderão apresentar suas candidaturas até 18 de novembro deste ano.

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.