27/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

11 mil moradias populares serão construídas com 80 imóveis da União

Publicado em 22 de junho, 2026

11 mil moradias populares serão construídas com 80 imóveis da União

Com a publicação da portaria MCID 698 no Diário Oficial da União, na última semana, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, por meio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), dará prosseguimento à destinação de 80 imóveis da União para a produção de 11.025 unidades habitacionais voltadas a famílias de baixa renda em todo o país. Uma equipe técnica da Secretaria terá 150 dias para a análise dos documentos e a adoção das providências necessárias para viabilizar a contratação dos empreendimentos, por meio da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) gratuita.

A portaria do MCID oficializou o resultado do edital Minha Casa Minha Vida – Entidades, que reuniu a maior oferta única na história do programa. Os imóveis da União , distribuídos em 44 municípios de 21 estados brasileiros , incluem terrenos e prédios públicos ociosos que serão reaproveitados para a implementação de projetos habitacionais.

Entre eles, seis edifícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão ocupados por famílias de baixa renda e que serão requalificados, passando por obras de adequação para serem transformados em moradias dignas para as famílias.

O edital foi lançado pelo MCID em agosto de 2025, convocando associações e cooperativas habitacionais de todo o país a apresentarem propostas para a construção e recuperação de unidades habitacionais. Na ocasião, 91 imóveis da União foram disponibilizados para os projetos. Após análise técnica, 80 deles foram aprovados para execução.

Patrimônio público a serviço da função social

A destinação dos imóveis reforça a atuação do MGI na promoção da função socioambiental do patrimônio da União, transformando áreas e edificações sem utilização em espaços voltados à garantia do direito à moradia e à redução do déficit habitacional.

Ao promover o reaproveitamento de terrenos e prédios públicos ociosos, a iniciativa contribui para a democratização do acesso à terra urbanizada, a recuperação de imóveis degradados e a valorização dos centros urbanos, além de ampliar a oferta de habitação para famílias de menor renda.

A iniciativa faz parte do Programa Imóvel da Gente, coordenado pelo MGI. Desde janeiro de 2023, o programa já destinou mais de 1.800 imóveis federais para políticas públicas em 638 municípios de todos os estados e no Distrito Federal, com potencial de beneficiar aproximadamente 400 mil famílias em mais de 18,5 mil quilômetros quadrados de área total destinada.

O que é a modalidade Entidades

A modalidade Entidades do Programa Minha Casa Minha Vida é destinada a famílias de baixa renda, em geral com renda mensal de até R$ 2.850, organizadas coletivamente por meio de associações, cooperativas habitacionais e movimentos sociais. Nesses projetos, as entidades são responsáveis por organizar as famílias e acompanhar todas as etapas de execução dos empreendimentos, desde o planejamento até a entrega das moradias.

Tags: ,

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.