
Foto: Divulgação
Uma mobilização nacional voltada ao empreendedorismo, qualificação profissional e serviços gratuitos à população será realizada nos dias 15 e 16 de maio em todas as capitais brasileiras. A Semana S retorna em 2026 com programação ampliada e a proposta de transformar as cidades em grandes centros de conhecimento, inovação e oportunidades para trabalhadores e empresários.
Promovido pelo Sistema CNC-Sesc-Senac em parceria com as Federações do Comércio nos estados, o evento reúne ações voltadas ao fortalecimento do setor de comércio, serviços e turismo, responsável por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto brasileiro.
Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, a Semana S representa uma vitrine do papel desempenhado pelas instituições na promoção do desenvolvimento econômico e social. Segundo ele, o evento demonstra na prática a importância da colaboração entre diferentes setores para impulsionar a economia e ampliar oportunidades em todo o país.
A primeira edição do evento, realizada em 2025, impactou mais de 1 milhão de pessoas. Durante a programação, o Sesc Mesa Brasil arrecadou 121 toneladas de alimentos e o Senac realizou cerca de 251 mil atendimentos em ações voltadas à qualificação profissional e orientação ao público.
Para 2026, a programação prevê uma série de atividades gratuitas nas 26 capitais e no Distrito Federal, incluindo atendimentos sociais, orientação de carreira, encontros de networking, palestras, oficinas e apresentações culturais. A proposta é que cada estado organize a programação de acordo com as demandas sociais, econômicas e culturais da sua região.
No Amazonas, o Dia S do Comércio passou a integrar o calendário oficial do estado em março de 2025, após a aprovação de projeto de lei pela Assembleia Legislativa que instituiu o dia 16 de maio como data dedicada ao reconhecimento das ações do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e das entidades empresariais.
A programação no estado reunirá atividades gratuitas promovidas pelo Sesc e pelo Senac em Manaus e nos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Parintins, Coari, Tefé, Borba, Codajás, Maués e Presidente Figueiredo. Entre os serviços oferecidos estão atendimentos nas áreas de saúde, odontologia, educação, qualificação profissional, beleza, turismo, cultura e gastronomia.
O evento também contará com a primeira edição do Global Voices, no dia 15 de maio, reunindo empresários dos setores de comércio, serviços e turismo em palestras e encontros com especialistas nacionais para discutir temas como varejo, inovação, negócios e tendências de mercado.
As inscrições para participar das atividades serão gratuitas e estarão disponíveis a partir do dia 13 de março. A programação completa poderá ser consultada junto às Federações do Comércio em cada estado e também nos canais oficiais do evento.
Assuntos relacionados: #SemanaS, #SistemaComercio, #Fecomercio, #Sesc, #Senac, #Empreendedorismo
Veja mais notícias em Cidade