03/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

MPAM e Sejusc alinham ações para fortalecer atendimento humanizado à população de Maués

Publicado em 13 de outubro, 2025

MPAM e Sejusc alinham ações para fortalecer atendimento humanizado à população de Maués

Para reforçar o compromisso de promover um atendimento em saúde e segurança mais efetivo e humanizado à população do município de Maués, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc-AM) alinharam, em reunião, a melhoria na integração da rede de proteção e o aperfeiçoamento do fluxo de atendimento a vítimas de violência doméstica, idosos e crianças em situação de vulnerabilidade.

O encontro, realizado na última semana, contou com a participação do promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior e da chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM) da Sejusc, Rafaela Travizani, que conduziu o diálogo sobre estratégias conjuntas.

Serviço

Embora o Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic) já esteja em funcionamento na cidade, o encontro teve como foco principal a melhoria da qualidade e da eficácia do atendimento prestado às vítimas de violência doméstica — sem deixar de lado as demandas voltadas a crianças e idosos atendidos pelo programa.

Entre as medidas discutidas estão a capacitação dos profissionais que atuam diretamente no fluxo de atendimento; o encurtamento da comunicação entre as vítimas e os órgãos de apoio; e a realização de reuniões interinstitucionais periódicas, envolvendo Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, Delegacia de Polícia, Polícia Militar e Tribunal de Justiça (TJAM).

A localização do Samic foi um dos pontos levantados na reunião. Segundo avaliação das instituições, a considerável distância para a Delegacia de Polícia tem contribuído para a diminuição do número de atendimentos, dificultando o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Promotoria

Segundo o promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior, MPAM e Sejusc estudam o retorno estrutural e de pessoal do Samic para dentro da unidade policial. “Isso deve restabelecer a proximidade com o público-alvo e otimizar os atendimentos”, comentou o membro do MP.

As ações discutidas são coordenadas pela secretária executiva da SEPM, Sylan Picanço, sob a liderança da secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Jussara Pedrosa, em parceria com o MPAM.

Tags: , ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.