29/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ipaam resgata quatro animais silvestres em bairros de Manaus

Publicado em 29 de agosto, 2025

Ipaam resgata quatro animais silvestres em bairros de Manaus

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) resgatou, na última quinta-feira (28), quatro animais silvestres em bairros de Manaus. Foram recolhidos um periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus), uma mucura (Didelphis marsupialis), um aracuã (Ortalis motmot) e um urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus).

As ocorrências foram registradas nos bairros Alvorada (zonas 1 e 2), Campo Salles e Novo Aleixo, após moradores acionarem a Gerência de Fauna (Gfau) do Ipaam. Os animais estavam fora de seu habitat, alguns com ferimentos ou em risco de sobrevivência.

Apoio da população

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância do envolvimento comunitário.

“A operação de resgate desses animais começa com o contato da população. É fundamental acionar o órgão competente para que o resgate seja feito de forma adequada, em parceria com o Ibama”, afirmou.

O assessor ambiental da Gfau, Gilson Tavernard, alertou sobre os riscos de alimentar animais silvestres de forma inadequada.

“Produtos como pão, banana ou farinha não fazem parte da dieta dessas espécies e podem levá-las à morte. O correto é acionar imediatamente o Ipaam.”

Histórias dos resgates

•Periquitão-maracanã: encontrado por uma moradora no Alvorada 2, foi mantido em segurança por três semanas até o contato com o Ipaam.

•Mucura: filhote resgatado por uma moradora no Alvorada 1, após ser localizado na calçada, debilitado.

•Aracuã: encontrado enfraquecido no Campo Salles e entregue ao Ipaam por uma moradora do Alvorada.

•Urubu-de-cabeça-preta: acolhido por um morador do Novo Aleixo, estava com a asa machucada e foi mantido em segurança até o resgate.

Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde passarão por avaliação veterinária antes de serem devolvidos à natureza.

Contato

O Ipaam reforça que animais silvestres encontrados feridos não devem ser mantidos em cativeiro. O resgate pode ser solicitado à Gerência de Fauna pelo WhatsApp (92) 98438-7964, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Assuntos relacionados: #Ipaam, #faunasilvestre, #resgate, #Manaus, #Ibama, #animais, #meioambiente, #Amazonas, #PortalMarcosSantos

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.