18/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Edição 2025 da Série Encontro das Águas inclui música clássica, indígena, new metal e pop; veja programação

Publicado em 13 de junho, 2025

Foto: Julia Harley

Nesta sexta-feira (13/06), a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lançou a programação da edição 2025 da Série Encontro das Águas. Com mais de uma década de história, o evento aposta na fusão entre música clássica, indígena, new metal e a cultura pop.

Sob direção artística dos maestros Marcelo de Jesus e Átila de Paula, a série ocorre entre os dias 18 e 27 de julho, com espetáculos variados que incluem do balé romântico a música de câmara e ao new metal, ocupando o palco do Teatro Amazonas. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro ou pelo site Shop Ingressos.

O secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Cândido Jeremias, diz que toda a programação da série Encontro das Águas foi preparada com muito cuidado e carinho. Segundo ele, o projeto, que já tem mais de dez anos de realização, apresenta a cada edição uma temática diferente, reunindo diversas culturas e manifestações artísticas no palco do Teatro Amazonas.

Neste ano, o destaque será a união entre a música pop, a música indígena e a música clássica, executadas em conjunto com a orquestra. A proposta da série, segundo o secretário, é justamente promover uma fusão de diferentes vertentes da música brasileira. “Vamos ter a cultura pop, a música indígena, junto com a orquestra e com a música clássica. A ideia da Série Encontro das Águas é justamente essa mistura de diferentes vertentes da música brasileira”, afirma Cândido Jeremias.

Balé

A abertura da série será com o balé “Giselle”, nos dias 18, 19 e 20 de julho, com coreografia e figurinos de Álvaro Gonçalves, regência de Marcelo de Jesus e execução da Amazonas Filarmônica. A montagem promete manter viva a delicadeza da obra de Adolphe Adam com cenografia da CTP e desenho de luz de Tabbatha Mello.

Indígenas

Nos dias 22 e 23, o espetáculo “Amassunu” leva ao palco uma união entre artistas da cena musical manauara e a Orquestra de Câmara do Amazonas, com curadoria de Agenor Vasconcelos, arranjos de César Lima e desenhos de luz de Tabbatha Mello. O espetáculo imersivo celebra a força ancestral e a resistência dos povos indígenas e tem composição de artistas indígenas e não indígenas, que ajudaram a construir uma narrativa cênica que entrelaça os cantos, mitos e ciclos da floresta e dos povos tradicionais.

New metal

Nos dias 24 e 25, o projeto “Symphony of Chaos” traz o universo do new metal ao Teatro Amazonas. Com arranjos de Gabriel Lima, regência da maestrina Elena Koynova e curadoria de Victor Mascarin, o espetáculo reúne a Orquestra de Câmara e uma banda formada por nomes como Luziene Lins e Vini Machado.

BTS

Encerrando a programação, nos dias 26 e 27, o espetáculo “Beyond the Symphony” homenageia o grupo sul-coreano BTS com arranjos e regência de Otávio Simões, participação da Amazonas Filarmônica e do Corpo de Dança do Amazonas, com coreografia de Ian Queiroz. A proposta é unir a potência da música pop à grandiosidade orquestral, em um concerto voltado ao público jovem.

Início

Um dos diretores artísticos da Série Encontro das Águas, Marcelo de Jesus lembra que a iniciativa surgiu de forma inesperada durante uma temporada de concertos chamada Guaraná. “Tocamos Os Planetas, de Holst, junto com a trilha de Star Wars. A resposta do público foi tão forte que percebemos ali um caminho possível: cruzar o repertório erudito com a cultura pop e atrair novas plateias”, conta.

Desde então, a série cresceu ao incluir não apenas trilhas de filmes como Harry Potter e Senhor dos Anéis, mas também temas de videogames e obras consagradas do balé, como O Lago dos Cisnes e Dom Quixote. “A diversidade de linguagens e o cuidado estético são marcas da série. E este ano, mais uma vez, queremos surpreender”, diz Átila de Paula, que também assina a direção artística.

Veja a programação da Série Encontro das Águas 2025

18 e 19 de julho (20h); dia 20 de julho (19h)

“Giselle”, com a Orquestra Amazonas Filarmônica e Ballet Álvaro Gonçalves, Balé clássico de Adolph Adam

22 e 23 de julho

“Amassunu”, com a Orquestra de Câmara do Amazonas, Solistas e Banda Moã

24 e 25 de julho (20h)

“Symphony of Chaos”, com a Orquestra de Câmara do Amazonas, Solistas e banda

Classificação: Livre

26 de julho (20h) e 27 de julho (19h)

“Beyond The Symphony”, com a Orquestra Amazonas Filarmônica e Corpo de Dança do Amazonas

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.