03/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Fraude no INSS: ministro diz que não há prazo-limite para ressarcimento e ‘nao precisa correria’

Publicado em 22 de maio, 2025

Fraude no INSS: ministro diz que não há prazo-limite para ressarcimento e ‘nao precisa correria’

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, voltou a dizer nesta quinta-feira (22/5) que não há prazo-limite para que os beneficiários busquem o ressarcimento dos descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A afirmação foi feita durante coletiva de imprensa para falar sobre parceria entre Previdência Social e Correios para dar agilidade aos reembolsos.

“Não precisa correria, como a gente diz lá no Nordeste. Quem quiser buscar hoje, busca. Quem quiser deixar para o mês que vem, também será atendido com o mesmo cuidado. A orientação do presidente Lula é clara: ninguém que foi lesado sairá prejudicado”, disse Wolney.

Compromisso

Durante a coletiva, o ministro também reafirmou o compromisso do governo com três frentes: responsabilização pelos atos fraudulentos (com investigação a cargo da CGU e da Polícia Federal), acolhimento aos aposentados e reconstrução da credibilidade do sistema previdenciário.

“Recebi a missão do presidente Lula: cuidar dos aposentados e garantir que nenhum pensionista fique no brejo do mundo. E é com esse espírito que estamos atuando”, pontuou.

Atendimento presencial

A ampliação do atendimento presencial por meio dos Correios reforça o esforço do governo em garantir acesso a informações e serviços para o público mais vulnerável, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades com tecnologia ou preferem o contato direto. A expectativa é de que a medida beneficie cerca de 2 milhões de pessoas que ainda procuram o atendimento presencial, mesmo com o predomínio dos canais digitais e telefônicos, que respondem por 98% das demandas ao INSS.

Segundo o ministro, o atendimento nas agências dos Correios será feito de forma cordial, personalizada e sem necessidade de agendamento prévio.

Agência Brasil

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.