10/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Alckmin pede diálogo com EUA e aguarda prazo para medidas

Publicado em 28 de março, 2025

Alckmin pede diálogo com EUA e aguarda prazo para medidas

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, voltou a falar sobre a guerra comercial com os EUA nesta sexta-feira (28/3).

Após participar da inauguração de uma nova fábrica de medicamentos em Jaguariúna, no interior de São Paulo, o chefe de Estado disse que o governo federal deve seguir em diálogo com o país norte-americano e que espera o próximo dia 2 de abril, quando deve haver o anúncio de novas tarifas pelo presidente Donald Trump, para avaliar o cenário.

“Nós entendemos que o Brasil não é problema para os Estados Unidos. Os EUA têm déficit comercial no mundo. Ele mais importa do que exporta. Mas, com o Brasil, ele tem superávit de US$ 18 bilhões em serviços e US$ 7 bilhões em bens, e dos 10 produtos que os EUA mais exportam para o Brasil, 8 têm tarifa zero”, destacou o presidente em exercício.

Empresas

Alckmin ainda lembrou que há cerca de 4 mil empresas norte-americanas que atuam em solo brasileiro e que os EUA devem se prejudicar com a taxa de importação implementada sobre o aço e o alumínio, que está em vigor desde o último dia 12 de março.

“Nos parece um equívoco o que foi feito. Se pegar o aço, nós somos o terceiro comprador do carvão siderúrgico americano. Fazemos o semi-elaborado e vendemos para eles que fazem o elaborado. É uma cadeia integrada. Isso vai encarecer o produto nos Estados Unidos”, acrescentou.

Vigor

No próximo dia 2 de abril, devem entrar em vigor novas tarifas sobre produtos agropecuários e automóveis nos EUA, conforme adiantado por Donald Trump. As tarifas, no entanto, ainda não foram anunciadas. Há a expectativa de que outras taxas de importação sejam anunciadas, de acordo com o que vem anunciando o presidente do país, que disse que a data será marcada como o “dia da libertação”, ou “dia da tarifa”.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.