
O vice-governador prestigiou os desfiles das escolas de samba do grupo especial. (Foto: Ricardo Machado)
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), reiterou o compromisso com a economia criativa fomentada pelo carnaval. Ele foi a única grande liderança política a prestigiar, no sábado (01º/03), os desfiles das escolas de samba do grupo especial de Manaus.
De origem do bairro Crespo, vizinho ao Morro da Liberdade, ambos na zona sul da capital, Tadeu de Souza vivencia o movimento cultural do samba há mais de 20 anos, tendo iniciado na escola Reino Unido da Liberdade.
O vice-governador afirma que o carnaval representa a geração de renda que move a economia nos bairros com a venda de produtos até o trabalho desenvolvido pelos artistas das agremiações.
“O Amazonas tem um papel simbólico no carnaval do Brasil. No pós-pandemia, há um ressurgimento do carnaval como motor econômico. Há um arranjo social muito elaborado nas comunidades e nos bairros, o que representa a cultura criativa do nosso povo. Não é só festa, o carnaval gera emprego, gera renda e, acima de tudo, é a oportunidade que as pessoas têm de se confraternizar”, enfatizou Tadeu de Souza.
De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), o comércio na capital deve ter um crescimento de 3,5% em relação ao período de folia de 2024. O aumento é reflexo da venda de produtos e serviços, como maquiagens, acessórios e outros itens ligados ao carnaval.
A pesquisa revela, ainda, que o consumidor manauara deve gastar, em média, R$ 225 com a festa.