BR-319: Braga assume comando político do Dnit-AM e obras em pontes aceleram

BR-319: Braga assume

BR-319: Braga assume comando político e pontes que caíram tiveram obras fiscalizadas pelos vereadores de Manaus Mitoso (centro) e Isaac Tayah (esquerda). O superintendente estadual do Dnit, Orlando Fanaia (direita), foi nomeado pelo senador Eduardo Braga, que é do partido dos dois, o MDB. Fotos e vídeo: Marcos Santos

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) passou a ser o político responsável pela fiscalização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Amazonas. O posto vinha sendo exercido, há muitos anos, pelo ex-senador e ex-prefeito de Manaus Alfredo Nascimento. Uma das consequências é a efetivação no cargo do engenheiro Orlando Fanaia Machado, que o ocupa desde 14/07/2023, data em que foi exonerado o superintendente Luciano Moreira da Silva. A outra é a aceleração das obras nas duas pontes que caíram na rodovia BR-319 (Manaus-Porto Velho).

Braga teria aceitado a responsabilidade política sobre o Dnit, após longa negociação interna no MDB. Primeiro, segundo fontes próximas ao senador, ele teria obtido garantias de prioridades para o asfaltamento da BR-319, vindas do ministro dos Transportes, Renan Filho, indicado pelo MDB de Braga.

Braga é conhecido como realizador de grandes obras, tendo no currículo, quando governador, a ponte Jornalista Phelippe Daou, o Prosamim e a Avenida das Torres, entre outras.

 

Pontes

As obras das duas pontes que caíram na BR-319, sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, voltaram a acelerar. Orlando Fanaia anuncia que estarão concluídas no início de outubro deste ano. O desabamento ocorreu dias 28 de setembro e 8 de outubro de 2022 e a reconstrução, portanto, será concluída dois anos depois.

A travessia, atualmente, está sendo feita sobre balsas fincadas, improvisadas como pontes. À medida que o rio subir, o que deve ocorrer nas próximas semanas, as balsas voltarão a navegar.

A ponte sobre o rio Curuçá, no KM-023 da rodovia, aumentará de 120 para 150 metros, explicou Fanaia. A capacidade de carga passou de 36 para 45 toneladas.

Outras pontes devem entrar em construção, brevemente, sendo uma no Igapó Açu e outra na comunidade Realidade.

O portal esteve nos canteiros de obras, nos rios Curuçá e Autaz Mirim, constatando a aceleração no trabalho, até então muito criticado pela morosidade (veja vídeo no fim da matéria). “Estamos concluindo os pilares e vamos lançar as vigas metálicas”, afirma Fanaia.

 

Asfaltamento e pontos críticos

O superintendente falou ao portal sobre o asfaltamento do chamado “trecho do meio”, que tem oposição severa da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “Nosso plano é entregar, no segundo semestre, o Plano Básico Ambiental”, disse.

O Dnit concluiu, segundo o superintendente, que há necessidade de restauração da estrada e não mais de obras emergenciais ou paliativas. Isso envolve muito mais recursos. “Queremos começar o restauro ainda este ano”, revelou.

O órgão identificou 17 pontos críticos, aqueles que abrem todos os anos. “Nesses locais vamos fazer obras mais duradouras, com trabalho à jusante e à montante dos cursos d’água, procurando evitar interrupções da rodovia por conta de rompimentos”, afirmou.

Veja, abaixo, o vídeo mostrando o estágio do trabalho na ponte sobre o rio Curuçá:

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