12/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Entre 2019 e 2023, AM notificou mais de 9 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, aponta boletim

Publicado em 18 de maio, 2024

Foto: Divulgação

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, neste sábado (18/05), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga o Boletim Epidemiológico da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Estado do Amazonas, abrangendo o período de 2019 a 2023.

O boletim está disponível em abre.ai/jNwm. No Amazonas, foram notificados 9.035 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre 2019 e 2023. A análise epidemiológica destaca que a faixa etária mais afetada concentra-se entre 10 e 14 anos, abrangendo mais da metade dos casos notificados, 54,1%.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que os dados enfatizam análise dos padrões sociodemográficos que delineiam o perfil das vítimas desse tipo de violência. “Este boletim é um instrumento para entender a gravidade desse problema e orientar políticas públicas eficazes de prevenção e combate”, afirma.

O boletim ressalta que 37,3% das vítimas estavam na 5ª à 8ª série incompleta, em termos de escolaridade. Em relação aos locais de ocorrência, 80,5% dos casos de violência sexual ocorreram na residência, e menos da metade dos casos notificados (40,8%) foram encaminhados ao Conselho Tutelar.

A coordenadora da vigilância de violências e acidentes (VIVA) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Cassandra Torres, acrescenta que esses dados destacam a importância da educação e da conscientização nas escolas para prevenir a violência sexual.

“Essa faixa etária é especialmente vulnerável devido às mudanças físicas, emocionais e sociais pelas quais estão passando. Isso evidencia a necessidade de fortalecer os mecanismos de proteção e denúncia”, afirma Cassandra.

Ato Faça Bonito

Na manhã deste sábado (18/05), a FVS-RCP participou do ato público “Faça Bonito vai à Praça”, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu na Praça Heliodoro Balbi, a “Praça da Polícia”, no Centro de Manaus.

Na ocasião, o responsável pelo Planejamento, Emergência em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, falou sobre a importância das instituições agirem de forma integrada no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. “É preciso agir de forma integrada, com as instituições e serviços da saúde, educação, segurança pública, direitos humanos e assistência social para que possamos intervir de forma oportuna nessas violências”, disse.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.