Projeto ‘Escola em Paz’, parceria entre Prefeitura e MPAM, inicia em unidade de ensino no Jorge Teixeira

Foto: Divulgação/Eliton Santos/Semed

Nesta quarta-feira, 17/4, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MPAM), iniciou o projeto “Escola em Paz”. A ação vai acontecer durante todo o ano letivo em unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com maior vulnerabilidade, indicadas pelas Divisões Distritais Zonais (DDZs).

O projeto tem o objetivo de promover a socialização da vivência da metodologia da Justiça Restaurativa no âmbito escolar para viabilizar a cultura da paz nas relações interpessoais dentro da escola. A escola municipal Divino Pimenta Faleiros, no Jorge Teixeira, da DDZ Leste 2, foi a primeira a receber o projeto.

A ação acontece por meio de círculos de conversa com duração de 2 horas, em que são abordados temas relevantes do convívio e vivências dos estudantes, com o intuito de oportunizar momentos de reflexão, diálogo e motivar mudanças comportamentais diante de conflitos vivenciados. Os alunos participaram de uma atividade pedagógica na quadra esportiva da unidade e ao final assinaram um termo de compromisso com o projeto.

“Esse diálogo na escola é muito importante para trazer a paz, acabar com a violência na escola, xingamentos e tornar nosso ambiente escolar muito mais agradável, seguro e melhorar o nosso convívio, entre alunos e professores dentro e fora da sala de aula”, afirmou o aluno, Alecksander Barbosa, 12, do 7º ano.

As escolas selecionadas pelas DDZs recebem orientação prévia do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed, com a participação dos gestores e alunos.

Para a gestora da unidade de ensino, Lídia Mara da Silva, o projeto é muito importante para que a cultura da paz seja implantada nas escolas. “Trabalhar a cultura de paz com os alunos e agora incluir os professores, é muito importante já que eles convivem muito mais tempo com os estudantes e conhecem bem a necessidade de cada um, e a comunicação entre eles deve ser muito clara para evitar qualquer conflito”, mencionou a gestora.

Para a procuradora de Justiça do MP e coordenadora do projeto, Anabel Mendonça, a parceria entre Prefeitura e Ministério Público vai fomentar a cultura de paz na sociedade. “Essa parceria entre Prefeitura e Ministério Público vai fomentar a cultura de paz por meio da comunicação entre os envolvidos, evitando conflitos maiores ou desnecessários, que poderiam ser resolvidos simplesmente com uma conversa”, explicou Anabel.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *