FAF premia talentos do Barezão 2024 em cerimônia inédita no Teatro Manauara

FAF premia talentos do Barezão 2024 em cerimônia inédita no Teatro Manauara

Festa de gala reuniu jogadores, treinadores, árbitros, além de autoridades e a imprensa esportiva (Foto: FAF)

O Barezão 2024 deste ano chegou ao fim com o hexacampeonato do Manaus e a Federação Amazonense de Futebol (FAF) realizou na noite desta segunda-feira (15/04), o Caboco do Barezão 2024, premiação inédita que homenageou os destaques da 108ª edição do Estadual.

Coorganizada pela TV A Crítica, a inédita festa de gala foi realizada no Teatro Manauara e reuniu jogadores, treinadores, árbitros, além de autoridades e a imprensa esportiva, responsáveis pela escolha dos premiados durante o evento. Participaram da votação 178 jornalistas e cronistas esportivos. Além disso, a votação popular do Caboco da Galera somou mais de 3 mil votos.

O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, exaltou a cerimônia histórica realizada e o momento único vivido pelo futebol amazonense. O mandatário aproveitou também para agradecer aos protagonistas do grande espetáculo entregue.

“Assim como eu, vejo muitas figuras que há décadas lutam bravamente para que pudéssemos chegar a um momento tão glorioso como esse. Uma festa linda na qual temos um propósito, agradecer. Agradecer aos principais atores de tudo isso, os jogadores, presidentes de clubes, treinadores e arbitragem. Agradecer ao corpo diretivo da Federação, que trabalhou horas, incansáveis, ao Governo do Estado do Amazonas, aos nossos patrocinadores, e ao Grupo Calderaro, que tem apoiado há décadas o futebol amazonense. Hoje, a gente entrega uma premiação que marcará o futebol amazonense, que respira e respira muito bem”, declarou.

Coordenador do evento, o Secretário Geral da FAF, Rodrigo Novaes também destacou mais um objetivo concretizado pela gestão da entidade, que segundo ele, segue em um caminho evolutivo e de modernização.

“Sempre foi um sonho da nossa Federação fazer uma festa dessa. Vários campeonatos pelo Brasil tem, então por que o Campeonato Amazonense não pode ter? Desde que assumimos a Federação, nosso objetivo sempre foi colocar o futebol amazonense entre os melhores e fazer da FAF uma das gestões mais modernas do Brasil. E hoje, graças a Deus, foi um sucesso e gostaríamos de agradecer a todos vocês que confiaram desde o início no Barezão, na Federação e em todos que disputaram o campeonato”, pontuou.

A seleção

Formada por representantes do campeão Manaus, do Amazonas, do RPE Parintins e do São Raimundo, a seleção do Barezão 2024 ficou disposta da seguinte maneira:

Goleiro: Douglas (São Raimundo)
Lateral-direito: Állefe (RPE Parintins)
Zagueiro: Fabiano (Amazonas)
Zagueiro: Gutierrez (Manaus)
Lateral-esquerdo: Wendel Nery (Manaus)
Volante: Victor Léo (RPE Parintins)
Meio-campista: Gharib (Manaus)
Meio-campista: Diego Torres (Amazonas)
Atacante: Renanzinho (Manaus)
Atacante: Rafael Ibiapino (Manaus)
Centroavante: Sassá (Amazonas)

Treinador: Renatinho Potiguar (Manaus)

Caboco da Galera – Craque do Campeonato

Com 79,6% dos votos, o atacante Renanzinho, do Manaus, foi eleito o Caboco da Galera. Na campanha do título esmeraldino, o camisa 10 marcou quatro gols e distribuiu cinco assistências. Nesta categoria, Renanzinho concorreu com Állefe, do Parintins, e Sassá, do Amazonas.

Caboco da Terra e Revelação do Campeonato

Na premiação direcionada aos talentos nascidos no estado, o atacante Cocote, do Unidos do Alvorada, foi escolhido o Caboco da Terra. Autor de quatro gols e uma assistência no Barezão 2024, o jovem natural de Careiro Castanho também foi o vencedor do prêmio de Revelação do Campeonato.

Artilheiro

Decisivo na grande final, o atacante Rafael Ibiapino, do Manaus, fechou o Barezão 2024 como artilheiro da competição, com sete gols marcados em 13 jogos. Campeão e goleador máximo, o camisa 11 esmeraldino também contribuiu com quatro assistências.

Melhores árbitros

Nas categorias que homenagearam os árbitros que atuaram neste Estadual, Antônio Carlos Pequeno Frutuoso foi eleito o melhor árbitro, enquanto Anne Kesy Gomes de Sá e Alexsandro Lira de Alexandre foram escolhidos os melhores árbitros assistentes.

Homenagem a Aderbal Lana

Maior campeão amazonense da história com 11 títulos, o treinador Aderbal Lana foi homenageado durante a cerimônia, por meio de um vídeo especial de sua trajetória nos campos barés. No Barezão 2024, a Velha Raposa, como é carinhosamente chamado, comandou Manaus e Unidos do Alvorada.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *