Parque Nacional da Chapada dos Guimarães celebra 35 anos

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães celebra 35 anos

Considerado um dos parques nacionais mais visitados do país, com mais de 147 mil visitas em 2023, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) celebra hoje 35 anos desde sua criação, em 12 de abril de 1989.

A unidade está entre as 338 unidades de conservação federais gerenciadas pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) e representa uma área natural do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro. 

Turismo

Para fortalecer ainda mais suas atividades de conservação e promover o turismo sustentável, o Parque receberá investimentos significativos nos próximos 30 anos, totalizando cerca de R$ 218 milhões em infraestrutura e serviços de apoio à visitação, provenientes da concessionária Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura.  

concessão ampliará as condições de visitação, oferecendo mais atrativos, segurança, acessibilidade e práticas de ecoturismo, além de apoiar pesquisas científicas e atividades de conservação ambiental, beneficiando as comunidades locais com geração de empregos e renda.

Parque

“O Parque está entre os mais importantes do Brasil, atraindo visitantes de todo o mundo e do país. Celebrar os 35 anos e desejar que os próximos sejam bem-sucedidos é uma oportunidade para destacar a importância da unidade não só para o Brasil, mas também para a região e para a população dos municípios vizinhos. Acredito que nos próximos 35 anos veremos um ambiente ainda mais fortalecido”, comemora o presidente do ICMBio, Mauro Pires.  

A unidade foi criada para proteger amostras dos ecossistemas locais e assegurar a preservação dos recursos naturais, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. Com 32,6 mil hectares, sua paisagem mais conhecida é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó. O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras também estão entre os atrativos mais visitados.

Cooperação internacional 

Desde 2021, o Parque Nacional tem se destacado como um exemplo de cooperação internacional entre o ICMBio e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Em 2023, essa parceria resultou no desenvolvimento de um programa abrangente, incluindo comunicação sobre queima prescrita, oficinas e capacitações em trilhas, interpretação ambiental e, crucialmente, manejo integrado do fogo.

No mês de celebração dos 35 anos, o Parque está promovendo uma Capacitação em Manejo Integrado do Fogo exclusiva para jornalistas. Agendada para o próximo dia 22 de abril, a iniciativa vai apresentar à imprensa as principais técnicas utilizadas na prevenção e combate a incêndios florestais, através do manejo integrado do fogo (MIF), uma das atividades de prevenção a incêndios florestais realizadas na unidade.

Busca

Essa colaboração internacional busca compartilhar conhecimentos e ferramentas relacionados à prevenção e manejo de incêndios florestais, gestão de áreas protegidas, governança e uso sustentável dos recursos naturais, por meio do programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães não apenas celebra as conquistas passadas, mas também se prepara para o futuro. Com investimentos crescentes e parcerias nacionais e internacionais, a unidade busca consolidar sua posição como símbolo da biodiversidade brasileira.

Com informações do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *